Monday, September 5, 2016

Boa Notícia de Israel - 28 de Agosto de 2016



Na edição de 28 de Agosto de 2016, do “Israel good news”, os destaques incluem:
 
  • Um estudo liderado por israelenses descobriu algumas substâncias químicas capazes de deter a propagação do melanoma.
  • Cirurgiões israelenses salvam a vida de um menino afegão.
  • Israelenses estão construindo abrigos para as vítimas do terremoto na Itália.
  • Startup Israelense usa inteligência artificial para aumentar o rendimento agrícola.
  • Israel é o primeiro país a produzir um robô capaz de rastejar, escalar e nadar.
  • Descoberta sinagoga de 2.000 anos, na Galiléia.
 

Use “Page Down” para obter detalhes sobre estas e outras notícias boas de Israel. Obrigado a todos os que me enviaram links para muitos destes artigos de notícias positivas.  Por favor use IsraelActive para pesquisar nos arquivos.


CONQUISTAS MÉDICAS DE ISRAEL


Progresso nas pesquisas para a cura do Melanoma. Pesquisadores, sob a liderança da Dra. Carmit Levy, da universidade de Tel Aviv, desvendaram o mecanismo metástico do melanoma (como se espalha para outros órgãos). Eles também encontraram substâncias químicas cruciais que podem parar o processo metástico, prometendo novidades para futuros tratamentos.
Espanhol: http://www.enlacejudio.com/2016/08/23/estudio-la-universidad-tel-aviv-podria-conducir-a-la-cura-del-melanoma/
Novo tratamento para a doença hepática gordurosa. (TY Karen)  A Hadasit, empresa de transferência tecnológica da organização médica ,Hadassah, juntamente com a BioLineRx de Israel, estão desenvolvendo um medicamento, BL-1210, para a esteatohepatite não-alcoólica (EHNA) ou doença do fígado gorduroso. O medicamento controla o sistema imune, a fim de reduzir a formação de cicatrizes, as quais levam à cirrose. Atualmente não existe um tratamento aprovado pelo FDA.
http://latamisrael.com/droga-israeli-podria-curar-esteatohepatitis/
Inglês: http://www.hadassah.org/news-stories/NASH-liver-disease.html

Fisioterapia usando realidade virtual. A startup israelense VRPhysio combina realidade virtual com fisioterapia para ajudar o paciente a se exercitar e acelerar a sua recuperação. O sistema inclui:  fones de ouvido, um aplicativo móvel, pesos e sensores corporais para monitorar os movimentos do corpo e um conjunto de jogos de realidade virtual para que o exercício se torne mais divertido.

Um dispositivo para curar o prolapso do assoalho pélvico. (TY Dan) POP Medical obteve aprovação do FDA para a comercialização de seu dispositivo médico para o tratamento do prolapso do assoalho pélvico. 30% das mulheres sofrem desta condição em algum momento de suas vidas.
http://www.globes.co.il/en/article-pop-medical-awarded-fda-nod-on-pelvic-device-1001144762

Diagnosticando a apnéia do sono durante a gravidez.
(TY Nevet) 25% das gestantes podem sofrer de apnéia obstrutiva do sono (AOS) e não receber tratamento algum. Pesquisadores de Israel e dos EUA recomendam um novo diagnóstico: '' apnéia do sono gestacional "(ASG), para que especialistas sejam capazes de descrever, diagnosticar e tratar a AOS nestas mulheres.
Espanhol: http://hadassahlatinoamerica.org/diagnostico-conjunto-permite-la-deteccion-tratamiento-la-apnea-obstructiva-del-sueno-aos-mujeres-embarazadas/
Inglês: https://www.afhu.org/time-to-wake-up-to-a-new-diagnosis-with-gestational-sleep-apnea/news/
http://www.obstetanesthesia.com/article/S0959-289X(16)00038-8/abstract?cc=y

Ajudando deficientes visuais. (TY
Nevet) A startup israelense, RenewSense, que desenvolveu o EyeCane (um pequeno dispositivo parecido com uma lanterna que traduz distância em som e vibrações) e o EyeMusic (traduz cor e formas em música), acaba de se juntar à aceleradora israelense de tecnologias do cérebro, Brainnovation.
Um novo material flexível para os membros artificiais. Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da Holanda desenvolveram um material inovador maleável. O metamaterial programável poderia ser ideal para próteses ou tecnologias usáveis (wearable).

Cirurgia cardíaca salva a vida de um menino afegão. (TY Ron) A secreta operação garantiu que Yehia (nasceu com múltiplas malformações cardíacas) fosse o primeiro afegão a ser tratado pela ONG Save a Child’s Heart (SACH),  juntando-se às mais de 4.000 crianças de mais de 50 países, salvas por SACH.
Espanhol:  http://www.lasexta.com/noticias/solidaridad/cadena-favores-afganistan-israel-salva-bebe-paquistani-enfermedad-cardiaca-congenita_2016081657b34a9d0cf2738f2b85ca40.html

100 professores para crianças carentes. (TY Eli) TALMA, o programa israelense de Excelência em Inglês, trouxe cerca de 100 professores de países que falam a língua inglesa para ensinar inglês como segundo idioma aos alunos carentes do ensino fundamental.

18 etíopes receberam bolsas de estudo para enfermagem. (TY Karen) Dezoito jovens, homens e mulheres etíopes, receberam bolsas de estudo- Lapan para que seus sonhos de seguir a carreira de enfermagem possam se concretizar. O programa do Hadassah ajuda novos imigrantes, fornece empregos e fortalece os cuidados médicos em Jerusalém.

Inovação para todos. (TY Dan) O primeiro ministro Benjamin Netanyahu, o presidente Reuven Rivlin e o ex-presidente Shimon Peres, inauguraram o centro de inovação israelense, o qual apresentará a nação startup através de milhares de telas interativas e hospedará um centro empresarial para todos os grupos étnicos e sociais do país.
Português: http://ariehalpern.com.br/na-rede/israel-abre-centro-de-inovacao-para-estimular-jovens-empreendedores/

Israelenses e palestinos unidos em programas de água. (TY Dan) Enquanto a mídia global relata de forma incorreta as questões de água nos territórios palestinos, o Reino Unido financia dois programas de pesquisa de água de cooperação israelense-palestino. O programa "Stream" encontra soluções para os problemas de água enquanto que o "Growth", traz árabes palestinos aos laboratórios de Israel para estudar sobre tecnologias de água.
http://www.globes.co.il/en/article-uk-funding-israel-arab-research-cooperation-programs-1001141222

Árabes palestinos preferem empregadores israelenses. (TY Adela) Um novo relatório do Media Watch palestino revela que árabes palestinos preferem trabalhar para os israelenses do que para a Autoridade Palestina. Israelenses pagam duas vezes mais, a lei israelense protege os funcionários (sem exploração ou intermediários) e as condições de trabalho são muito melhores.

“Sodastream” contrata centenas de árabes. A Sodastream foi submetida a uma enorme campanha de boicote (BDS) enquanto empregava centenas de trabalhadores árabes palestinos em Maale Adumim . A fábrica então fechou suas portas naquele lugar e foi transferida para o Neguev. Atualmente, ela emprega centenas de beduínos árabes.
http://www.timesofisrael.com/sodastream-hires-hundreds-of-new-employees-in-southern-israel

Nenhuma dificuldade por aqui.  Dulan Abu-Saleh, prefeito de Majdal Shams, a maior cidade drusa nas Colinas do Golã, disse a Makor Rishon que a recente declaração do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas sobre sua área foi "uma grande piada”. A UNESCO acusou Israel de impor dificuldades econômicas e sociais em sua comunidade.
Inglês: http://www.timesofisrael.com/golan-druze-leader-disputes-un-statement-on-hardship-of-israeli-occupation/

A melhor universidade do Oriente Médio. (TY
Nevet) O “Center for World University Rankings", situado na Arábia Saudita, classificou a Universidade Hebraica de Jerusalém em 26º lugar dentre as 25.000 instituições acadêmicas do mundo. A classificação anual também coloca a Universidade Hebraica em primeiro lugar no Oriente Médio.

O 6º melhor aeroporto internacional, (TY
Nevet) Todo mundo sabe que o Aeroporto Internacional Ben-Gurion é um dos aeroportos mais seguros do mundo (veja aqui) e o melhor do Oriente Médio. Uma pesquisa recente dos leitores da revista “Travel + Leisure" o classificou como o sexto melhor hub aéreo global.
Espanhol: http://es.israel21c.org/y-el-sexto-aeropuerto-del-mundo-es-ben-gurion/

Amizade com o Curdistão. Durante séculos, o Curdistão foi um lar para milhares de judeus curdos. Hoje em dia, os curdos tendem a ver Israel como um modelo para um Curdistão independente; uma pequena nação cercada por inimigos e amparada por uma parceria estratégica com os Estados Unidos.

O primeiro a prestar ajuda à Itália. Uma equipe de 20 voluntários israelenses da IsraAID foi a primeira a chegar quando um terremoto atingiu a Itália. A IsraAID está construindo abrigos temporários para as famílias desabrigadas, distribuindo alimentos e outros ítens, além de fornecer aconselhamento psicológico aos enlutados. Israel também ofereceu enviar equipes de busca e resgate.
Espanhol: http://www.enlacejudio.com/2016/08/26/israel-ofrece-ayuda-a-italia-rescate-victimas-del-terremoto/
CIÊNCIA E TECNOLOGIA
 

Seqüenciamento genético da antiga cevada. (TY Eli) Cientistas de Israel, Alemanha, EUA e Reino Unido seqüenciaram geneticamente as sementes da cevada datadas de 6.000 anos, descobertas na caverna Yoram, no deserto da Judéia. A análise do DNA proporcionará informações essenciais sobre a origem, a domesticação e a propagação das plantas cultivadas.
Português: https://www.deutschland.de/pt/news/dna-da-planta-mais-velha

Inteligência artificial para otimizar o rendimento das culturas. A startup israelense,  
Prospera, usa inteligência artificial para ajudar os agricultores a controlar melhor seus cultivos. O uso de câmeras e sensores climáticos nos campos permite aos agricultores irrigar e gerir pesticidas e fertilizantes para alcançar rendimentos máximos de suas culturas. Prospera acaba de levantar US $ 7 milhões em financiamento.
http://www.timesofisrael.com/prospera-raises-funds-to-expand-agro-tech-globally/

Vidro israelense inteligente para os carros da Mercedes. Relatamos anteriormente
(Set 2013) sobre a startup israelense ,Gauzy e seu vidro inovador que varia de transparente a opaco e vice-versa. Agora Gauzy foi selecionada para participar do programa acelerador da Mercedes-Benz. Gauzy já possui escritórios em Israel, Hungria e Los Angeles.
http://www.timesofisrael.com/israels-gauzy-to-join-mercedez-benz-accelerator/

Aqui estamos, olhando para você. Informamos anteriormente
(em junho de 2015) sobre a empresa israelense, FST Biometrics e sua capacidade de reconhecer indivíduos a partir de imagens faciais, análise de voz e comportamento. Os recentes ataques na Europa levaram a um enorme aumento na demanda por tecnologia de identificação da FST.
 
http://www.timesofisrael.com/biometric-startup-sees-surge-in-demand-as-security-woes-weigh/

Jogos para ajudar no aprendizado da matemática. A startup israelense, Matific, desenvolve jogos educativos nas áreas de matemática e ciências, para crianças em jardim de infância e escola primária. Os jogos permitem que alunos de 20 países acessem ferramentas eficazes para o aprendizado da matemática, em 20 idiomas (incluindo português), a um preço acessível. Matific acaba de levantar US$ 45 milhões em financiamento para expandir a sua distribuição e para pesquisa e desenvolvimento.
Português: https://www.matific.com/bra/pt-br
Inglês:
http://www.timesofisrael.com/israels-matific-raises-45m-to-expand-math-games/

Engie na TV. (TY Karen) Destacamos anteriormente (Jun 2015) a startup israelense, Engie, que fornece um aplicativo para seu carro, a fim de diagnosticar falhas mecânicas (via Bluetooth ) e ajudar a entrar em contato com os locais de reparo que podem resolver o seu problema de forma eficaz e com o menor custo. Engie foi destaque no ILTV.
https://www.youtube.com/watch?v=A5mSOL4Kb04

Robô capaz de rastejar, escalar e nadar (TY
Nevet) Engenheiros da Universidade Ben-Gurion desenvolveram um robô impresso 3D chamado SAW (Single Actuator Wave-like) que pode se mover rapidamente para frente ou para trás (como uma onda), em um terreno instável. Ele pode até mesmo ser miniaturizado para viajar dentro do corpo humano.
https://aabgu.org/slithering-robot-is-an-engineering-first/ 

ECONOMIA E NEGÓCIOS
 

Entregas mais eficientes. (TY Dan) A startup israelense, Bringoz,  ajuda seus clientes a entregar seus produtos de forma mais eficiente. Os algoritmos da Bringoz organizam as remessas para os transportadores, a fim de evitar custos de transporte desnecessários. Eles levam em conta, a urgência, a rota, o volume, o tempo e muito mais.
http://www.globes.co.il/en/article-israeli-startup-plans-to-revolutionize-shipping-1001140072

Os australianos estão aterrizando. Uma delegação de 10 startups australianas de cibersegurança e Fintech participarão de um programa acelerador em Tel Aviv, no mês de setembro, para posicionar Sydney como centro de inovação. O programa faz parte da iniciativa Landing Pads do governo australiano para promover a inovação e o empreendedorismo na Austrália.

Apóie Israel - compre um ibox. (TY Adela) Agora você poderá contrariar as tentativas de boicote de produtos israelenses pedindo um ibox. O ibox é uma caixa de surpresa contendo produtos israelenses que é entregue a domicílio. A ibox lhe permitirá ouvir, saborear, ver, cheirar e sentir Israel. Os lucros beneficiarão as organizações que lutam contra o BDS.
Espanhol: http://www.itongadol.com.ar/noticias/val/96979/emprendimiento-israeli-busca-sorprender-al-movimiento-bds.html

Fundos mútuos para investimentos tecnológicos, a fim de beneficiar investidores israelenses. O governo de Israel está promovendo fundos mútuos para investimento em empresas de alta tecnologia, públicas e privadas. Desta forma, o público israelense poderá participar no setor high-tech de Israel- uma área anteriormente dominada por acionistas no estrangeiro.

A economia de Israel é uma ilha de estabilidade. O último relatório do embaixador Yoram Ettinger mostra que Israel é uma das cinco maiores potências mundiais em alta tecnologia, graças aos investimentos de bilhões de dólares da Apple, EUA, China, Rússia e Índia. O PIB dobrou desde 2006, as reservas cambiais estão acima de US$ 90 bilhões, o desemprego está caindo, etc... Jonathan Adelman também escreve uma análise muito positiva; "Israel emerge como um jogador no cenário mundial".
 
http://bit.ly/2atXxd8  http://www.jpost.com/Opinion/Israel-emerges-as-a-player-on-the-world-stage-462251

A Imprensa da Universidade de Oxford - últimas notícias. (TY Dan) relatamos anteriormente
(Feb 7) sobre os acordos de digitalização entre a imprensa da Universidade de Oxford e as startups israelenses, Tiny Tap, Kidoz e Total Boox. Aqui se pode ver o seu progresso.

Voe pelo Terminal 1. (TY Janglo) Após a inauguração do novo Terminal 3, em 2004, o Terminal 1 foi usado inicialmente apenas para vôos domésticos e posteriormente, para check-in, controle de fronteiras e serviço de segurança para vôos internacionais. Porém, os passageiros tinham que esperar por um ônibus para levá-los ao Terminal 3, a fim de realizar o embarque no avião. No próximo verão isto irá mudar. O Terminal 1ganhará um free shop, uma praça de alimentação e os passageiros poderão embarcar no próprio Terminal. http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4835318,00.html


CULTURA ENTRETENIMENTO E ESPORTE
 

Designer israelense com 4 shows em Londres. (TY SDM) Três grandes obras de arte do artista israelense, arquiteto e designer, Ron Arad, estão sendo exibidas em áreas públicas, em Londres. Ele também tem uma exposição individual numa galeria da Mayfair. Sua obra "Spyre", uma escultura de aço com 16 metros de altura e em constante movimento, está sendo exibida no pátio do Royal Academy’s Annenberg.
http://www.timesofisrael.com/israels-darling-of-design-dazzles-london-with-three-summer-shows/

Dê uma dentada em Haifa. (TY Jacques) Um novo passeio turístico tem como objetivo mostrar que Haifa tem muito mais a oferecer do que a visita dos famosos jardins Bahai. Com os passeios gastronômicos pelas ruas de Haifa você pode experimentar a cidade a seu gosto.
http://israelbetweenthelines.com/2016/08/04/take-a-bite-of-haifa/

Os intensos sabores da comida israelense. (TY
SDM) O Telegraph do Reino Unido apresentou o novo restaurante Leste-London "Struck & Cluck" de Amir Chen. No artigo também foram mencionados o Barbary em Covent Garden, Honey & Co em Warren Street e Shwarma Bar em Exmouth Market - todos administrados por israelenses.
http://www.telegraph.co.uk/food-and-drink/features/a-cuisine-without-borders-the-vibrant-flavours-of-israeli-food-i/

Se eu te esquecer, Jerusalém. (TY
Janglo) Uma bela versão de "Im Eshkachech Yerushalayim" (Se eu te esquecer Jerusalém) por KOLture Shock, sinalizando o fim do período das três semanas de luto entre os jejuns de Tamuz e Av.
https://www.youtube.com/watch?v=ulNTsAQbMsc

Jessye Norman recebe o Prêmio Wolf de música. (TY SDM) A icônica cantora de ópera, norte-americana, de 70 anos, Jessye Norman, finalmente recebeu o cobiçado Prêmio Wolf de música.  Ano passado ela não pôde recolhê-lo devido a problemas de saúde (pelas regras, o prêmio tem que ser entregue pessoalmente). Este ano quase ocorreu o mesmo. Ela fraturou o tornozelo, mas conseguiu chegar em uma cadeira de rodas elétrica.

Um lar para todos os judeus – e mais.  Arifa e Assad Farajov imigraram recentemente do Azerbaijão a Israel. Arifa, a esposa, é judia e professora de literatura russa. Assad, seu marido, é muçulmano - um ex-juiz militar que diz: "Eu me apaixonei por Israel”. A avó de Arifa era filha de um rabino que também se casou com um muçulmano.
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4827306,00.html

Sede fecundos, multiplicai-vos.  Em média, uma família israelense tem três filhos, quase o dobro da média da OCDE, o que sobrecarrega o sistema de creches. Colel Chabad, a mais velha organização beneficente de Israel, dirige uma rede de creches em todo o país. A organização fornece às crianças, cafés da manhã nutritivos, almoços e lanches , seis dias por semana.
http://www.breakingisraelnews.com/72505/colel-chabad-daycare-centers-changing-lives-building-israels-future

Novos juízes rabínicos. (TY Sharon) Pela primeira vez em nove anos, nove Dayanim (juízes rabínicos) foram nomeados para o SupremoTribunal Rabínico. Dentre os nove rabinos,  alguns serviram no IDF. O comitê de nomeações incluiu o seu primeiro membro feminino, a Dra. Rachel Levmore.
https://www.youtube.com/watch?v=JVWhwz28aSA

Jerusalém, velha e nova. (TY
Sharon) O bairro Talpiot de Jerusalém era conhecido por suas garagens, porém com a chegada de outra startup tecnológica, as garagens estão sendo substituídas por prédios e edifícios modernos.

Descoberta sinagoga de 2.000 anos. As ruínas de uma sinagoga, da época do segundo Templo, foram descobertas em uma escavação arqueológica em Tel Rechesh, no centro da reserva natural Nahal Tavor, na Baixa Galiléia. Oito sinagogas deste período foram descobertas em Israel.