Sunday, July 16, 2017

Boa Noticia de Israel - 16 de julho de 2017



Na edição de 16 de julho de 2017 do “Israel good news” os destaques incluem:
 
  • Cientistas israelenses identificaram o fator que desencadeia a doença de Alzheimer.
  • Os serviços de emergência de Israel e da AP se uniram para um grande treinamento.
  • A primeira visita de estado da República centro-africana.
  • Um grande projeto israelense para descobrir a matéria escura.
  • Turismo em Israel aumenta em 28% no mês de junho.
  • Guns N’ Roses em Tel Aviv.
  • Jonas e a baleia foram descobertos na Galiléia 

 
  • Clique aqui para PESQUISAR nos arquivos do IsraelActive, com mais de 11.000 artigos.
  • Clique aqui para doar uma pequena quantia para ajudar a expandir o alcance do VeryGoodNewsIsrael.


CONQUISTAS MÉDICAS DE ISRAEL

Progresso na pesquisa do Alzheimer. Cientistas do Instituto Weizmann de Israel seqüenciaram geneticamente todas as células imunes do cérebro (microglia).
e descobriram que as células DAM (Disease-Associated Microglia) tentam manter o cérebro saudável, porém ficam restringidas devido à insuficiência ou mutação das proteínas chaves reguladoras, a exemplo da TREM2. Este achado pode levar a novas terapias.
Prevenindo o câncer de mama em mulheres portadoras de diabetes. (TY Nevet) As mulheres portadoras de diabetes que se recuperam da forma agressiva de câncer HER2-positivo, tem o dobro de risco de recorrência, se tomam insulina. Agora, um ensaio clínico de Fase III, conduzido por cientistas do Hospital Hadassah de Jerusalém, mostrou que o tratamento com metformina para a diabetes pode prevenir isto.
Esclarecendo sobre o câncer. (TY Nevet) A biotech israelense, Todos Medical, desenvolveu o método "Total Biochemical Infrared Analysis" (TBIA) para a análise de tumores sólidos. O processo envolve a observação da resposta do sistema imune à presença de tumor, em vez de procurar as próprias células tumorais ou marcadores específicos. A TBIA analisa todo o espectro de assinaturas bioquímicas (incluindo: proteínas, lipídios, ácidos nucleicos e carboidratos) de células imunes efetoras do sangue periférico, utilizando espectroscopia infravermelha
Seis israelenses recebem o prêmio Howard Hughes. O prestigiado Instituto Médico Howard Hughes concedeu US$ 650.000, ao longo de 5 anos, a 41 cientistas biomédicos internacionais. Seis deles (14,6%) são israelenses:  três do Instituto Weizmann, dois da Universidade Hebraica de Jerusalém e um do Technion de Israel.
Um banco de dados para o autismo. (TY Nevet) Cientistas da Universidade Ben-Gurion e os médicos do Centro Médico da Universidade Soroka estabeleceram um banco de dados para o autismo (HUB), a fim de beneficiar cientistas, pacientes e seus familiares. Um dos objetivos é ajudar a identificar diferentes subtipos de autismo, provavelmente gerados por diferentes fatores.
Estendendo as margens. Relatamos anteriormente (diversas vezes) sobre o sistema MarginProbe da Dune Medical de Israel e como ele verifica se todo o material canceroso foi extirpado durante a lumpectomia (remoção cirúrgica do tumor da mama e parte do tecido normal que o rodeia). Agora, este sistema será estendido para procedimentos similares durante as cirurgias de: próstata, colon, pulmão e pâncreas.
Inglês:http://www.globes.co.il/en/article-cancer-detection-co-dune-medical-devices-raises-123m-1001196053
http://dunemedical.com/in-development/

Os portadores de diabetes do Reino Unido adoram o Dario. Os Grupos de comissionamento clínico em três regiões do Reino Unido nomearam o sistema Dario™ para Monitoramento de Glucose no Sangue, a primeira escolha de todos os pacientes com diabetes tipo 1 na área de "Medidores Inteligentes com contagem de carboidratos". Isto aconteceu após a DarioHealth do Reino Unido ter inaugurado um canal direto para o consumidor.
http://mydario.investorroom.com/PressReleases?item=147 http://mydario.investorroom.com/2017-04-26-DarioHealth-Expands-Global-Presence-With-Direct-to-Consumer-Launch-in-the-U-K


ISRAEL É INCLUSIVO E GLOBAL


NIS 3 milhões para tecnologia destinada aos portadores de necessidade especial. A Autoridade de Inovação de Israel está financiando projetos no valor de 3 milhões de shekels para desenvolver soluções a portadores de autismo, deficientes visuais e usuários de cadeira de rodas.
Empresárias internacionais olham para a nação startup. 30 empresárias de 30 países chegaram a Israel para se inspirar na Start Tel Aviv (uma competição global que traz startups do mundo inteiro). Elas ouviram falar da Fiona Darmon, CEO da JVP Media Central e outras mulheres e se inspiraram nelas. As empresárias apresentaram seus projetos a grandes investidores e receberam um feedback útil.
O centro tecnológico judaico-árabe em seus 3 anos de operação. Relatamos anteriormente (Mar 2015) sobre o centro tecnológico de coexistência, Moona, na Galiléia, há dois anos atrás, quando 50 estudantes judeus e 50 muçulmanos freqüentavam o centro de pesquisa. Atualmente, participam 30 escolas e a cada ano, cerca de 750 alunos completam suas atividades no centro.
Em português (sobre o centro – matéria de 2016): http://www.jewishagency.org/pt/blog/7718/article/47996
Inglês: http://www.timesofisrael.com/galilee-jewish-arab-tech-collaboration-shoots-the-coexistence-moon/

A arte da coexistência. A Bienal de Sakhnin localizada na cidade árabe-israelense de Sakhnin, na Galiléia, é um festival de arte alternativo, que exibe obras de arte de artistas israelenses e de outros países. A cidade se tornou um ponto de encontro para a população diversificada do norte de Israel que inclui: judeus, muçulmanos e cristãos.
Inglês: https://www.youtube.com/embed/ZU5shR4f21k?rel=0

Treinando juntos para salvar vidas. Os serviços de emergência de Israel juntamente com as Forças de Defesa Civil da Autoridade Palestina (PCD) realizaram um exercício para aprimorar suas habilidades e melhorar suas respostas a eventos reais. Entre os participantes se contravam: o Magen David Adom de Israel, o Crescente Vermelho da AP e os bombeiros de ambos os lados.
O direito de distribuir eletricidade. Pela primeira vez, Israel entregou o controle de uma subestação elétrica à Autoridade Palestina. A Israel Electric Corporation também treinou árabes palestinos para fazer a manutenção do site perto de Jenin. Outras subestações serão entregues, em breve, em Hebron, Ramala e Nablus (Shechem).
http://www.timesofisrael.com/in-deal-with-israel-pa-takes-historic-step-toward-energy-independence/

O presidente da Ruanda elogia Israel. Durante sua visita a Israel, o presidente da Ruanda, Paul Kagame, destacou a forte cooperação entre os dois países em: tecnologia, agricultura, energia e segurança. "Israel continua cumprindo com seus compromissos e com o objetivo de ampliar o envolvimento em toda a África".
Primeira visita de Estado da República Centro-Africana. O presidente Faustin-Archange Touadéra realizou sua primeira visita a Israel como chefe de estado da República Centro-Africana (RCA). Ele disse ao presidente israelense Rivlin: "Chegamos a Israel para aprender", o seu país é uma escola para nós.

O NYT descobre o projeto de pesquisa Israel-Árabe. Relatamos anteriormente
(Dez 2012) que a BBC escreveu um artigo sobre o projeto síncrotron SESAME do Oriente Médio sem mencionar o envolvimento de Israel. Depois de mais de 4 anos, o New York Times informa sobre o projeto e surpreendentemente (para o NYT) menciona Israel.
https://www.nytimes.com/2017/05/08/science/sesame-institute-jordan-synchrotron.html

Se a matéria escura existe, os israelenses a encontrarão. (TY Nevet) Apesar de ninguém tê-la detectado até agora, supõe-se que a matéria escura é muito mais abundante do que a matéria comum. A Universidade Ben-Gurion no Neguev desenvolverá o primeiro detector de matéria escura de Israel e para isso está reunindo especialistas nas áreas de: espectroscopia atômica, sensores magnéticos, laser e ótica, relógios atômicos e eletrônica avançada.
Duplo prêmio de segurança. (TY Atid-EDI) Dome9 security de Israel (mencionada aqui em janeiro de 2012) ganhou o prêmio de “Melhor Produto para Segurança na Nuvem” do “2017 Cybersecurity Excellence Awards” e também foi a escolha do editor da CDM (Cyber ​​Magazine Defence) em 2017, para soluções de segurança na nuvem. Dome9 acaba de receber US$ 16,5 milhões.
https://dome9.com/press-releases/dome9-scores-double-win-cybersecurity-excellence-cyber-defense-magazine-awards/ 
Mantendo a movimentação do tráfego em Nevada. (TY Karen) A Comissão Regional de Transporte (RTC) do sul de Nevada e a startup Waycare de Israel estão lançando um programa piloto para ajudar a prever e prevenir acidentes, bem como subseqüentes engarrafamentos. O WayCare utilizará dados históricos e em tempo real para alertar o RTC, a fim de enviar patrulhas quando necessário.
Inglês: https://lasvegassun.com/news/2017/jul/12/rtc-tech-firm-team-up-on-pilot-program-to-better-a/
https://www.youtube.com/embed/k_kc6IJoC18?rel=0  https://www.youtube.com/embed/vOyzOHv90ZY?rel=0
http://www.waycaretech.com/#features

Entrega eficiente de seus produtos.  (TY
Atid-EDI) Bringg de Israel é a plataforma líder de entrega sob demanda para empresas. Ela conta com clientes em mais de 50 países, sendo que a mais recente é a rede de café-padaria, Panera Bread. O sistema despacha e rastreia os pedidos, permitindo aos clientes ver a localização do motorista que fará a entrega.
Uma startup israelense no bar. (TY Atid-EDI) Informamos anteriormente (julho de 2013) sobre o Weissbeerger de Israel e sua tecnologia para monitorar as torneiras de cerveja em um bar. Este novo vídeo mostra como os dados produzidos são utilizados pela cervejaria para identificar os padrões de consumo e garantir a boa qualidade para o cliente.
https://www.youtube.com/embed/AGDEewhaNQM?rel=0  

ECONOMIA E NEGÓCIOS
 

O turismo no mês de junho subiu em 28%. 303.000 turistas entraram em Israel em junho de 2017; 28% a mais do que em junho de 2016. De janeiro a junho houve um aumento de 26% no número de visitantes, um recorde histórico de 1,74 milhão. A receita recebida por este setor neste período, foi estimada em 9,4 bilhões de NIS. O turismo proveniente dos EUA (o maior no total) teve um aumento de 20%.
http://www.globes.co.il/en/article-incoming-tourism-up-28-in-june-1001196492

Ben Gurion é o 8º melhor aeroporto do mundo. Os leitores da revista Travel + Leisure votaram no aeroporto Ben-Gurion de Israel como o 8º melhor aeroporto do mundo. Os rankings foram baseados nas experiências dos viajantes: acesso, check-in, segurança, alimentação, compras e design.
http://www.jpost.com/Israel-News/Israels-Ben-Gurion-Airport-8th-best-airport-in-world-499490

Nápoles ou Veneza? (TY Janglo) A EasyJet está lançando vôos regulares de Tel Aviv a Veneza e Nápoles. A partir do dia 31 de outubro haverá três vôos semanais para Veneza, e a partir de 4 de novmebro, dois vôos semanais a Nápoles. Essas rotas elevam o número de serviços programados da easyJet para a Europa, a partir de Tel Aviv, para onze.
http://www.globes.co.il/en/article-easyjet-to-add-venice-naples-flights-from-tel-aviv-1001196617  

Uma disputa acirrada pelo melhor talento israelense. Na indústria tecnológica israelense, a demanda é maior do que a oferta, como foi confirmado pelas 112 empresas de recrutamento na feira de emprego realizada na universidade particular, IDC Herzliya. Muitos jovens optam pelo desafio de iniciar sua própria empresa em vez de unir-se a uma já existente.
http://www.timesofisrael.com/idc-jobs-fair-highlights-stiff-race-for-top-talent/
 
Delek sacode o acordo de petróleo. (TY Atid-EDI) Relatamos previamente (Oct 2015) que a companhia de petróleo israelense Delek detinha 19,7% da companhia Ithaca Energy, uma operadora de petróleo e gás canadense-britânica com foco em atividades de produção, avaliação e desenvolvimento do Mar do Norte no Reino Unido. Delek acaba de assumir o comando da empresa por aproximadamente 470 milhões de dólares canadenses.
http://www.globes.co.il/en/article-delek-group-takes-over-canadian-energy-co-ithaca-1001185674

O primeiro cliente americano da TaKaDu. A empresa israelense de gerenciamento de eventos de água, TaKaDu, ganhou seu primeiro cliente norte-americano: Knoxville Utilities do estado de Tennessee. TaKaDu permitirá que Knoxville detecte, analise e gerencie eventos de rede e incidentes, tais como: vazamentos, explosões, falhas, falhas operacionais e outros.
Tubi 60 em rumo ao mercado global. Tubi 60 é uma bebida alcoólica produzida em Israel, a partir de uma mistura secreta que contém cerca de 60 ervas naturais e essências de fruta. Desenvolvida e destilada por Hilal e Yanai Tubi, a bebida está disponível na maioria dos bares e clubes de Jerusalém. Em breve, será encontrada em prateleiras de bebidas alcoólicas no Texas, Brooklyn, Oslo e Berlim.
http://www.timesofisrael.com/israels-hipster-cocktail-tubi-60-heads-stateside/  
Esse é o bilhete. (TY Atid-EDI) A companhia SeatGeek com sede em Nova York e sua plataforma de emissão de bilhetes, comprou a empresa israelense de software de bilhetagem, TopTix, por US$ 56 milhões. TopTix expandirá a SeatGeek Open - uma plataforma que permite a artistas venderem bilhetes diretamente através de sites populares de comércio eletrônico, ferramentas de viagem e sites de mensagens.
http://www.globes.co.il/en/article-seatgeek-buys-israeli-ticketing-co-toptix-for-56m-1001185257

Experimentando o sabor do Brasil. (TY Karen) Relatamos anteriormente
(out 2014) que a gigante de sabores e ingredientes finos, Frutarom, estava se expandindo ao Peru e Chile com a compra da Montana Food. A empresa continuou suas aquisições sul-americanas, adquirindo 80% da empresa brasileira de sobremesas SDFLC, por US$ 33 milhões.
Inglês: http://ir.frutarom.com/phoenix.zhtml?c=185607&p=irol-newsArticle&ID=2282921

Como um israelense vende o seu carro. O israelense Eugene Romanovsky investiu na venda de sua Suzuki Vitara 1996  criando um vídeo com efeitos visuais, que gerou milhões de visualizações. Com uma música dramática de fundo, o carro parece ultrapassar  dinossauros, competir com uma chita, escapar de uma avalanche e até dirigir no topo de uma montanha no deserto.
http://www.timesofisrael.com/israeli-creates-elaborate-video-ad-to-sell-old-car/
https://www.youtube.com/embed/MP06gvFWW64?rel=0


CULTURA, ENTRETENIMENTO E ESPORTE


O que devemos trazer de Israel. (TY Yuval) Este vídeo da AIPAC sugere alguns dos melhores souvenirs de Israel para turistas, porém, um aviso: eles podem ocupar um pouco de espaço em sua mala.
http://aipac.hubs.vidyard.com/watch/dR9rT7YMjRVRECYCPQKxkL

As praias mais badaladas de Israel. (TY Janglo) Aqui está o guia para jovens, com as melhores praias ao longo dos 185 quilômetros (115 milhas) do arenoso litoral mediterrâneo, bem como o Mar da Galiléia (Lago Kinéret). Abrange Tel Aviv, Jaffa, Herzliya, Kinneret, Hadera, Carmel, Tel Dor. Cesaréia e Naharia.
https://www.israel21c.org/where-to-find-9-of-israels-trendiest-beaches/
https://www.youtube.com/embed/437H871Rtkk?rel=0

A magia de Jaffa. (TY AVI) Os odores do mar, temperados com o café preto e as especiarias dos mercados, a cultura levantina combinada à européia e o antigo misturado ao novo – só pode ser Jaffa; uma das cidades portuárias mais antigas do mundo.  Jaffa atual é uma cidade vibrante que nunca pára de surpreender e inovar.
https://www.youtube.com/embed/tgF0zMUYY2g?rel=0

Guns N 'Roses sacode o público por 3 horas. Os lendários do rock, Guns N 'Roses, tocaram para 60 mil fãs em Tel Aviv. A turnê foi chamada de “Not in this lifetime” (Não nesta vida), porque Axl Rose, Slash e Duff McKagan se reuniram, apesar da previsão de Axl, em 2014, de que eles nunca mais reestabeleceriam a banda. O vídeo apresenta "Sweet Child of Mine".
Assista a banda de rock The Pretenders ao vivo. A musicista americana, Chrissie Hynde, e sua banda, The Pretenders, tocarão no dia 23 de setembro, na Menora Mivtachim Arena (Arena Yad Eliyahu), em Tel Aviv.
https://www.touristisrael.com/chrissie-hynde-pretenders-tel-aviv/20682/

Campeão do NBA contrata o melhor jogador israelense. (TY Janglo) O telefone de Omri Casspi soou um minuto após a meia-noite, no dia em que a estrela de basquete israelense se tornou um agente livre. Era o proprietário do Golden State Warriors da Califórnia, o time campeão do NBA, lhe oferecendo um contrato de um ano; uma oferta que ele não pôde recusar.
http://www.jpost.com/Israel-News/Sports/Omri-Casspi-finds-an-ideal-situation-with-the-Warriors-499447
https://www.youtube.com/embed/1rJUMlufVNA?rel=0

As ruas de Jerusalém foram fechadas para o Maccabiah Night run. (TY
Sharon) Dezenas de milhares participam da corrida noturna em Jerusalém - não apenas os participantes das macabíadas. Muitas ruas de Jerusalém foram fechadas enquanto os corredores completavam as rotas de 5 km, 10 km ou meia maratona.
http://rjstreets.com/2017/07/12/jerusalem-streets-closed-for-maccabiah-runners/
 

O ESTADO JUDEU


Um milhão de razões para amar Israel. Aqui, algumas crianças e suas percepções sobre seu país.
http://www.israelvideonetwork.com/one-million-reasons-you-should-love-israel/

200 novos Olim da França chegam a Israel. (TY
Janglo) O maior vôo de olim da França do Keren Hayesod-Jewish Agency, neste verão, desembarcou no aeroporto Ben-Gurion. O Ministério da Saúde de Israel agora está reconhecendo os diplomas médicos franceses e uma nova lei reconhece automaticamente as credenciais médicas de imigrantes de países da UE.
http://www.jpost.com/Diaspora/200-French-olim-arrive-aboard-summers-largest-aliya-flight-from-Europe-499299 
https://www.youtube.com/embed/874Ujkzbn3Q?rel=0

900 na mega missão de Montreal. Mais de 900 pessoas, uma das quais com 100 anos, chegaram a Israel através da mega missão da Federação CJA. A viagem atraiu 100 visitantes de primeira viagem e 116 visitantes que já haviam visitado o país anteriormente, numa viagem de 2014 da federação, que na época contou com 600 participantes.
http://www.cjnews.com/news/canada/900-head-israel-federation-cja-mission

Da prisão cubana à liberdade em Israel. Alan Gross foi enviado à prisão em Cuba, por cinco anos, por ter estabelecido acesso à Internet para os cubanos. Ele foi libertado em dezembro de 2014 e fez aliá em maio.
http://www.jpost.com/Israel-News/Alan-Gross-after-spending-5-years-in-a-Cuban-prison-is-starting-over-in-Israel-499568

Primeiro salto do pelotão de paraquedistas Haredi. O pelotão Haredi Hetz da Brigada de paraquedistas de elite das IDF realizou com sucesso seus primeiros saltos, após completar um rigoroso curso de pára-quedismo.
https://www.youtube.com/embed/UdQWpGDE8P4?rel=0
https://worldisraelnews.com/watch-ultra-orthodox-idf-paratroopers-in-first-drop/

As 10 grandes descobertas comprovando que Jerusalém pertence a Israel. (TY Avi) Ze'ev Orenstein nos leva a uma visita à cidade de Davi, em Jerusalém, para dissipar completamente as recentes e ridículas resoluções da UNESCO.
https://www.youtube.com/embed/IFPW8DUp3Oo?rel=0

Jonas e a baleia são encontrados na Galiléia. (TY
Janglo) Os arqueólogos que escavavam uma sinagoga de 1.500 anos em Huqoq, na Galiléia, desenterraram mosaicos que mostram as histórias bíblicas de Jonas e da Torre de Babel. As escavações anteriores, na área, revelaram os mosaicos da Arca de Noé e da divisão do mar.