Sunday, June 4, 2017

Boa Noticia de Israel - 4 de junho de 2017



Na edição do dia 4 de junho de 2017 do “Good news de Israel”, os destaques incluem:
 
  • Transplante celular inovador salva cinco israelenses idosos da cegueira.
  • Israel proporciona ajuda humanitária a Manchester, Sri Lank e Mosul.
  • O embaixador de Israel na ONU é eleito vice-presidente da Assembléia Geral desta organização.
  • Israel aprova planos para o mais longo gasoduto subaquático do mundo.
  • O primeiro uísque single-malt produzido em Israel está pronto para vendas.
  • Rod Stewart e Tom Jones se apresentarão em Tel-Aviv no mês de junho.
  • Muros de Jerusalém são decorados com 0,5 milhão de nomes em apoio à capital unida.


  • Clique aqui para PESQUISAR no IsraelActive archives com mais de 10,000 artigos.
  • Clique aqui para doar uma pequena quantia para ajudar a expandir a newsletter VeryGoodNewsIsrael

 
CONQUISTAS MÉDICAS DE ISRAEL


Prevenindo a cegueira em idosos. (TY Nevet) 30% dos adultos com mais de 75 anos sofrem de degeneração da retina, sendo que 6-8% perdem totalmente a visão. Pesquisadores do Hospital Hadassah de Jerusalém transplantaram com sucesso, células pigmentares da retina  em cinco pacientes. As células, derivadas das células-tronco embrionárias, foram absorvidas na retina evitando a perda da visão.
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4961206,00.html

Acelerando o fármaco para pacientes portadores de ELA. (TY Nevet) Cientistas da Universidade Ben Gurion conseguiram retardar a progressão da esclerose lateral amiotrófica - ELA (doença de Lou Gehrig). Eles extraíram uma parte de um fármaco já aprovado pelo FDA que trata certos tipos de câncer e doenças auto-imunes, para combater as células gliais que matam os neurônios motores no corpo. Pode ser que o medicamento sirva também para tratar outras doenças cerebrais, tais como: Alzheimer e Parkinson.
Êxito nos ensaios clínicos do fármaco para a enxaqueca. Teva de Israel anunciou resultados positivos para os ensaios clínicos da fase III de seu fármaco, fremanezumab, que tem como objetivo prevenir a enxaqueca crônica. Os pacientes experimentaram uma redução estatisticamente significante no número de dias com enxaqueca em relação ao placebo. A aprovação da FDA está prevista para o final de 2017.
Inglês: http://www.globes.co.il/en/article-teva-reports-positive-phase-iii-migraine-drug-trial-results-1001190672

Evite a quimioterapia desnecessária. A biotech NewStem de Israel, fundada pelo Professor Nissim Benvenisty da Universidade Hebraica de Jerusalém, desenvolveu um teste que prevê se o tumor será suscetível à quimioterapia, evitando que o paciente se submeta a um tratamento desnecessário com efeitos secundários adversos graves associados.
http://www.timesofisrael.com/israeli-startup-finds-way-to-predict-tumor-resistance-to-chemo/

Conselhos para o melhor tratamento de câncer. (TY WIN) 33% dos pacientes oncológicos nos EUA obtêm conselhos não muito eficientes. Eliran Malki, fundador e CEO da startup Belong, fala sobre seu novo aplicativo que permite ao paciente se comunicar com médicos, receber bons conselhos e tomar decisões sobre o seu tratamento enquanto lutam contra a doença. Belong atualmente apóia 25 mil pacientes em 88 países.
Teste sangüíneo para o câncer de pulmão. Cientistas israelenses da empresa Nucleix, sediada em Rehovot, conseguiram desenvolver um novo teste sangüíneo baseado na genética, para diagnosticar o câncer pulmonar muito antes deste se espalhar pelo corpo, aumentando assim as chances de sobrevivência do paciente. A citosina, uma das quatro principais bases encontradas no ADN se mantém unida por meio de três ligações de hidrogênio. O teste examina anomalias nestas ligações.
Inglês: http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4942284,00.html

Detecção precoce do vírus da poliomielite. Cientistas da Universidade Ben-Gurion desenvolveram um modelo para prevenir a reintrodução do vírus da Poliomielite em um país que já erradicou a doença. Eles usam vigilância ambiental para detectar o vírus em vez de esperar pela ocorrência da doença.
http://www.timesofisrael.com/israeli-scientists-find-way-to-detect-polio-outbreaks-earlier/

A saúde dos israelenses melhora. (TY Jacques) Segundo o último relatório anual da Organização Mundial de Saúde (OMS), os homens israelenses nascidos hoje vivem em média, 80,6 anos, enquanto que as mulheres israelenses, 84,3 anos. Israel ficou em 8º lugar no ranking da expectativa de vida ajustada a saúde (HALE).
Inglês: http://israelbetweenthelines.com/2017/06/01/life-expectancy-in-israel-on-the-rise/

Quando um doador de medula óssea diz "Não". Quando Avigayil, chefe da TED (Tecnologia, Entretenimento e Design), a organização encarregada de
disseminar idéias na internet, contraiu leucemia, a instituição beneficente Ezer Mizion lhe encontrou um doador de medula óssea compatível. Só que o doador acabou mudando de idéia. Ezer Mizion então voltou a procurar em seus arquivos e encontrou outro que imediatamente cancelou suas férias para realizar a doação.
Ajudando crianças a caminhar. (TY Karen) informamos anteriormente (dez 2013) sobre a órtese da companhia UNFO de Israel, capaz de corrigir em seis semanas deformidades dos pés de recém-nascidos. O inventor, Dr. Izak Daizade e seu filho Eilon receberam agora a aprovação da FDA e o selo CE. O dispositivo está sendo vendido em Israel, Itália, África, Ucrânia e Coréia do Sul.
http://www.unfo-med.com/how-to-use/


ISRAEL É INCLUSIVO E GLOBAL
 

Paramédicos acalmam filha surda e cega de uma paciente com 80 anos de idade. Quando os EMTs e os paramédicos da United Hatzalah chegaram para reviver uma mulher de 80 anos, sua filha cega-surda entrou em pânico por não entender o que estava se passando. United Hatzalah então trouxe Moshe Mizrachi, representante da Unidade de Psico-trauma que se comunicou por meio da linguagem de sinais usando sua mão (da mulher).
Novo centro médico de Samaria para judeus e árabes. Os MKs israelenses colocaram a pedra angular de um centro médico que virá a ser o maior provedor de serviços de saúde para ambos cidadãos de Israel e da Autoridade Palestina na Judéia e Samaria. O futuro centro médico será construído no parque Industrial de Binyamin, ao norte de Jerusalém, próximo a Psagot.
http://www.jewishpress.com/news/israel/judea-samaria-israel/cornerstone-laid-for-largest-medical-center-in-judea-samaria/2017/05/28/

Israel rejeita pedido da AP para suspender o fornecimento de eletricidade a Gaza. Apesar da solicitação da Autoridade Palestina, Israel não cortará o fornecimento de eletricidade a Gaza pela falta de pagamento. O Hamas fechou a usina de Gaza em abril porque se recusa a pagar pelo combustível e a AP reduziu os pagamentos de eletricidade referentes à Gaza em 40% devido à sua disputa com o Hamas.
Inglês: http://www.timesofisrael.com/liveblog_entry/israel-ignores-pa-request-to-cut-electricity-supply-to-gaza/
http://www.jpost.com/Arab-Israeli-Conflict/Israeli-Minister-halts-Gaza-electricity-reduction-494576

Treinando para lidar com um terremoto regional. (TY Hazel) Com riscos imintentes de um terremoto na fronteira com a Jordânia, Israel está trabalhando com o Crescente Vermelho jordaniano e o Greenland Association de Hebron para treinar residentes locais a fim de que possam ser os primeiros socorristas no caso de uma catástrofe.
Exercício aéreo conjunto com os Emirados Árabes Unidos. Os pilotos de Israel, EUA, Emirados Árabes Unidos e Itália realizaram uma operação conjunta na Grécia. Esta foi a segunda vez que tripulações das FAI e dos Emirados Árabes Unidos voaram lado a lado.
http://www.jpost.com/Israel-News/Israel-Air-Force-launches-joint-drill-exercises-with-Arab-Greek-forces-485391
 
Solidariedade com os cristãos egípcios. Pela primeira vez, a bandeira de uma nação árabe iluminou a prefeitura de Tel Aviv para mostrar solidariedade aos cidadãos do Egito na seqüência de um ataque mortal do EI contra os cristãos coptas.
Inglês: http://www.jewishpress.com/news/us-news/tel-aviv-city-hall-lit-with-flag-of-egypt-in-solidarity-for-deadly-isis-terror-attack/2017/05/28/

Especialista em água é destaque na imprensa árabe. (TY Nevet) Uma das maiores empresas de mídia árabe publicou uma história do Associated Press sobre o israelense Daniel Hillel, que foi peça central para o sucesso global da irrigação por gotejamento. O artigo diz que as nomeações para o prêmio mundial de alimentação de 2012
(veja aqui) foram indicadas pela Jordânia, Egito e Emirados Árabes Unidos.
Especialistas israelenses ajudam as vítimas de trauma em Manchester. O rabino de Jerusalém, Dov Benyaacov-Kurtzman, estabeleceu o programa nacional de resposta, resiliência e tratamento para estresse e trauma em situações de emergência no Reino Unido -. Sua primeira missão está sendo as vítimas do atentado de Manchester. Também estão envolvidos o professor Yori Gidronn e o Dr. Moshe Farchi, ambos israelenses.
Ajuda ao Sri Lanka para os afetados pelas enchentes. O embaixador de Israel na Índia e no Sri Lanka, Daniel Carmon, forneceu suprimentos de emergência ao Ministério de Relações Exteriores do Sri Lanka, incluindo: geradores de energia, bombas de água, filtros, pastilhas para purificação da água, água potável, kits de iluminação solar e tochas. O presidente Reuven Rivlin também expressou a solidariedade do povo de Israel com o povo do Sri Lanka.
Salvando crianças em Mosul. (Karen) Sally Becker, conhecida como "Anjo de Mostar", pediu ajuda ao Centro Médico Hadassah de Jerusalém para receber e tratar algumas das crianças de Mosul que precisam de cuidados pediátricos especializados. O professor Eitan Kerem do centro médico Hadassah, disse: "Infelizmente, como israelenses, estamos impossibilitados de fazer parte do time da Sally no terreno, mas estamos empenhados em proporcionar nossos conhecimentos e experiência a essas crianças".

A embaixada de Israel na Nigéria financia crianças deslocadas. (TY Karen) A embaixada de Israel na Nigéria cancelou a festa do Dia da Independência e usou os fundos para criar uma liga de futebol para as crianças deslocadas (escapando do Boko Haram) que estão vivendo nos campos de refúgio do estado de
Adamawa. O governo israelense também está planejando conceder bolsas de estudo para 100 crianças deslocadas.
Inglês: http://www.vanguardngr.com/2017/05/israeli-govt-award-scholarships-100-nigerian-idp-kids/

Israel financiará o centro agrícola do Camboja. (TY Hazel) Israel planeja financiar um centro de treinamento agrícola avançado no Camboja, onde os alunos poderão aprender as técnicas mais avançadas nas fazendas modelo. O Camboja possui uma longa história de enviar estudantes a Israel para estudar agricultura pelo fato do estado de Israel ser considerado um líder mundial em tecnologias agrícolas.
https://www.cambodiadaily.com/news/israel-funded-agriculture-center-planned-to-teach-latest-methods-126927/

Renovada as relações com a Nicarágua. Israel e Nicarágua restabelecem as relações diplomáticas após uma suspensão de 7 anos. Em uma declaração conjunta, "Os dois governos atribuem grande importância à renovação das relações para promover atividades conjuntas para o benefício dos dois povos e para contribuir à luta pela paz no mundo".
Inglês: http://www.timesofisrael.com/israel-and-nicaragua-renew-ties-after-seven-year-freeze/

Vice-presidente da Assembléia Geral da ONU. O embaixador de Israel nas Nações Unidas, Danny Danon, foi eleito vice-presidente da 72ª sessão da Assembléia Geral da ONU. Danon presidirá as reuniões da Assembléia Geral durante um ano e ajudará a definir sua agenda. Seu mandato começará em setembro.

O mais longo gasoduto subaquático do mundo. Itália, Israel, Grécia e Chipre se comprometeram a seguir adiante com a construcão do maior gasoduto subaquático do mundo que irá desde o Mediterrâneo oriental ao sul da Europa e terá o apoio da União Européia. O gasoduto de US$ 6,2 bilhões levará o gás israelense e o cipriota à Europa.
A Solução de Segurança Cibernética do Ano. A empresa israelense de segurança cibernética, Indegy, foi chamada de "Solução de segurança IoT do ano" pela revista Computing. Além disso ela está entre as melhores no ranking (companhias a serem vistas) da empresa de dados de Nova York, CB Insights. O software da Indegy protege as infraestruturas críticas (exs.: companhias de energia e água, instalações industriais) de ataques cibernéticos.
Um firewall com seguro. A Waterfall Security Solutions de Israel com seu sistema Unidirectional Security Gateway projetado para proteger os sistemas críticos de serem atacados, formou uma parceria com as gigantes globais de seguro: CNA Hardy e THB para oferecer seguro cibernético a quem comprar seus produtos. É sem dúvida um grande voto de confiança.
http://www.jpost.com/Business-and-Innovation/Tech/Israeli-firm-to-offer-unprecedented-cyber-insurance-485796

Registrando o passado. O aplicativo Past Recorder, do grupo Ajeera apps de Israel, registra constantemente todos os sons que estão no background, salvando os últimos 10 minutos. Se dentro de 10 minutos, você perceber que gostaria de ter gravado alguma coisa, pode acessar o aplicativo e salvar qualquer parte do que foi registrado. Captura até as primeiras palavras do seu filho.
http://www.jpost.com/Business-and-Innovation/Tech/Israeli-app-lets-you-record-your-past-494401

Sistema de comunicações para o avião russo. Relatamos anteriormente (várias vezes) sobre a empresa Orbit Technologies de Israel. O sistema Orion de gerenciamento de comunicações da Orbit foi recentemente instalado e integrado no novo jato russo MC-21 para passageiros.
http://www.globes.co.il/en/article-orbit-systems-to-be-integrated-into-russian-passenger-jet-1001190737
 
Análises mais inteligentes dos problemas de TI. (TY Atid-EDI) ControlUp de Israel usa Big data para monitorar, analisar e consertar problemas nos sistemas de TI. Sua plataforma de análise e gerenciamento é usada por milhares de empresas em todo o mundo; cada uma delas gerenciando seus equipamentos de TI em um console. O ControlUp acaba de arrecadar US$ 10 milhões em uma rodada de financiamento.
Soluções para todos os tipos de indústria. (TY Atid-EDI) Variscite de Israel desenvolve sistemas em módulos para mais de 1.500 clientes em mais de 50 países. Dentre seus clientes se encontram diversas indústrias (médicas, agrícolas, automobilísticas e multimedia). O último módulo dá suporte para os óculos inteligentes Lumus DK-40.
https://www.youtube.com/embed/c81dmbYu4pU?rel=0
http://www.variscite.com/services/featured-variscite-designs/item/314-lumus-dk-40-glasses
http://www.variscite.com/company/newsroom/item/408-dart-6ul-enhanced-news-release

Impressão 3D de peças sobressalentes quando necessário. A startup israelense de computação em nuvem , LEO Lane, permite que as empresas imprimam peças 3D de alta qualidade  à medida que são necessárias, economizando assim a maior parte dos custos com armazenagem. A empresa assinou um acordo de cooperação e integração (estimado em milhões de dólares) com a SAP.
http://www.globes.co.il/en/article-leo-lane-planning-3d-printing-revolution-1001189372

Um pioneiro israelense em energia solar. Arnold Goldman, fundador de Luz International Corporation, faleceu aos 74 anos. Em 1990, com a tecnologia desenvolvida em Israel, a companhia gerou 90% de toda a energia solar produzida no planeta. Luz II, que posteriormente passou a se chamar Brightsource Energy, construiu a maior usina solar nos EUA e está construindo a planta israelense de Ashalim.
http://www.jpost.com/Israel-News/Israeli-American-energy-tech-pioneer-Arnold-Goldman-dies-494586


ECONOMIA E NEGÓCIOS


Vôos diretos de Xangai a Tel Aviv. A companhia aérea chinesa, Hainan Airlines, apresentou  um pedido para operar vôos diretos entre Xangai e o Aeroporto Ben Gurion. Hainan deseja operar três vôos semanais diretos de Xangai, a partir de 12 de setembro, usando o Boeing 787 e o Airbus 330s.
Agora é a vez de Charlie Airlines. A Charlie Airlines é a última a aderir às sete companhias aéreas que operam entre Tel Aviv e Lárnaca, no Chipre. Nesta etapa, a frota aérea da empresa consiste em um Airbus 319-100 com capacidade para 144 passageiros.
http://www.globes.co.il/en/article-charlie-airlines-to-operate-flights-to-cyprus-1001190213
 
Recolha seus donuts no caminho. A Waze, empresa fundada em Israel, agora tem um novo aplicativo que permite aos motoristas "realizarem seus pedidos" e comprar café ou outros ítens da Dunkin 'Donuts. Se tudo correr bem, a empresa se unirá a outros comerciantes para adicionar ao seu aplicativo, encomendas de pizza e outros serviços, tais como: reservar vagas no estacionamento, preencher receitas médicas e até comprar mantimentos.
O primeiro single-malt israelense. (TY WIN) A Destilaria de leite e mel de Israel (M&H) revelou o primeiro uísque de malte israelense no World Whisky Day (20 de maio). Após maturação de 3 anos em cascos de carvalho, 391 garrafas estarão à venda em lojas selecionadas de Israel, no mês de junho (ver artigo de dezembro de 2013). A destilaria das Colinas do Golan já produz o uísque Golani com dois grãos.
http://www.jns.org/news-briefs/2017/5/25/israels-first-ever-malt-whisky-to-go-on-sale-in-june
https://thewhiskeywash.com/reviews/whisky-review-golan-heights-golani-two-grain/

Porsche investirá em tecnologia de Israel para automóveis. A fabricante alemã Porsche, de propriedade da Volkswagen, anunciou que iria investir dezenas de milhões de euros em startups tecnológicas de Israel para automóveis inteligentes. Porsche disse: "Israel é um mercado chave para engenheiros e especialistas em TI".
A segunda aquisição da Frutarom em 2017.  Frutarom, a empresa de sabores e ingredientes finos, comprou a companhia francesa de sabores, René Laurent com atividade no Marrocos, por aproximadamente US$ 21,3 milhões (20 milhões de euros). A aquisição dá à Frutarom uma posição no mercado francês.
Inglês: http://ir.frutarom.com/phoenix.zhtml?c=185607&p=irol-newsArticle&ID=2259554

Mudando para plásticos italianos. A companhia Ginegar Plastic Products de Israel produz e comercializa folhas e redes de polietileno para diversos usos na agricultura e na indústria. Ela acabou de adquirir 60% da companhia italiana, Flextech, por  €7 milhões. Flextech fabrica e vende filmes plásticos, principalmente no mercado industrial. http://www.globes.co.il/en/article-ginegar-acquires-italian-co-flextech-for-%E2%82%AC7m-1001190868
https://www.youtube.com/embed/HbtmhOvAo4g?rel=0  http://www.ginegar.com/

Microsoft adquire a firma israelense de segurança cibernética. A Microsoft adquiriu a empresa israelense de segurança cibernética, Hexadite, por US$ 100 milhões. A solução da Hexadite avalia a urgência dos alertas identificados pelo sistema anti-vírus e firewall, ajudando a equipe a investigar primeiro os ataques cibernéticos mais sérios.
Inglês: http://www.globes.co.il/en/article-microsoft-acquires-cyber-security-co-hexadite-for-100m-1001189927

Syneron é vendida por US$ 397 milhões. A empresa israelense de produtos estéticos médicos, Syneron Medical está sendo adquirida pela entidade financeira de capital de risco, Apax Partners, por US$ 397 milhões. Syneron  foi destacada muitas vezes neste boletim. Seus produtos são populares em todo o mundo, até mesmo no Líbano
(veja aqui).
http://www.globes.co.il/en/article-apax-confirms-syneron-acquisition-for-397m-1001183742


CULTURA, ENTRETENIMENTO E ESPORTE


Ashdod Méditerranée Festival.  O Festival Internacional Mediterrâneo de 2017 será realizado entre os dias 8 e 15 de junho, em 9 pontos diferentes da cidade de Ashdod. Todos os artistas participantes são oriundos de países mediterrâneos. Além da música, o festival contará com apresentações cinematográficas, culinárias e artísticas.
Inglês: http://www.medifestival.co.il/en/page.asp?category=2057

“Slide in the city”. (TY
Janglo) No dia 30 de maio, a prefeitura de Tel Aviv trouxe a gigante internacional, Slide the City, para o Dubnov Park. Concursos de bolhas e shows para crianças também fizeram parte da agenda deste dia esportivo que teve entrada gratuita. O vídeo abaixo é do “slide” em outra cidade.
https://happyintlv.net/item/slide-city-water-tel-aviv-shavuot/
https://www.youtube.com/embed/bnKzoh3zDEw?rel=0

Docudrama cristão sobre Israel é um sucesso. O docudrama da Christian Broadcasting Network "In Our Hands: The Battle for Jerusalem" gerou US$ 1,6 milhões no seu único dia de lançamento em todos os teatros dos EUA. O filme detalha a história da 55ª brigada de paraquedistas responsável pela libertação de Jerusalém do controle jordaniano.
Inglês: http://www.jpost.com/Six-Day-War-Anniversary/Christian-channels-Docudrama-on-Six-Day-War-becomes-box-office-hit-494214

O rebanho das gazelas triplica. (TY
TIP) Os funcionários do parque Pri Har "Gazelle Valley" em Jerusalém estão celebrando o nascimento de seus mais recentes membros: dois filhotes. Agora, a população de antílopes aumentou para 20. Dois anos atrás havia apenas seis gazelas nos 64 acres da primeira reserva natural urbana de Israel.
https://www.israel21c.org/gazelles-triple-their-herd-size-in-jerusalem/
https://www.youtube.com/embed/Gef-5FP8mbU?rel=0

Eventos do mês de junho em Israel. Os concertos em destaque, são: Pet Shop Boys - 10 de junho, Rod Stewart - 14 de junho e Tom Jones - 28 de junho. O Festival de Luz de Jerusalém será realizado entre os dias 28 de junho a 6 de julho.
https://www.touristisrael.com/pet-shop-boys-in-tel-aviv-israel/10261/
https://www.touristisrael.com/rod-stewart-israel-tel-aviv/1000/
https://www.touristisrael.com/tom-jones-concert-in-tel-aviv-israel/6241/
https://www.touristisrael.com/jerusalem-festival-of-light/1054/

Fotos incríveis. (TY
Nevet) As fotografias de dois fotógrafos israelenses, "Ar" de Dina Alfasi e "Coração vermelho da África" ​​de Bar Kaufman, ficaram entre as 10 melhores no concurso da “Sony World Photography Awards Open 2017”. Além disso, "Silhueta" de Gal Gross foi considerada pelos juízes, uma das 50 melhores imagens do mundo, na categoria de vida animal.

500.000  apoiadores de Jerusalém decoram as muralhas da Cidade Velha. Meio milhão de pessoas assinaram a declaração em apoio a Jerusalém para que permaneça unida como a eterna capital do Estado judeu. A UWI apresentou um livro com os nomes de todos os apoiadores para o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat e faixas com seus nomes foram penduradas pela cidade.
Aprovado o teleférico para o muro das lamentações. (TY Janglo) O gabinete de Israel aprovou um plano de US$ 56 milhões para construir um teleférico de Jerusalém Ocidental ao Muro das lamentações. A rota de 1,4 km, a partir do complexo da primeira estação de trem até o Portão Mugrabi, levará apenas 4 minutos, melhorando a acessibilidade ao muro, visto que evita passar pelas ruas da cidade velha, que são muito estreitas.
Inglês: http://www.timesofisrael.com/cabinet-approves-building-cable-car-to-western-wall/

Reunião do gabinete nos túneis do muro das lamentações. Em homenagem ao 50º aniversário da reunificação de Jerusalém, o gabinete israelense realizou sua reunião semanal nos túneis do muro das lamentações.
Descoberta uma casa de 4.000 anos perto de Jerusalém. O Dr. Steven Ortiz, do Instituto Tandy de Arqueologia, revela as últimas descobertas no sítio arqueológico de Tel Gezer, nas encostas das colinas da Judéia. Gezer é descrita no livro de Josué como uma cidade pertencente à tribo judaica de Levi, porém a cidade já existia muito antes.
https://worldisraelnews.com/watch-digging-4000-year-old-house-near-jerusalem/
https://www.youtube.com/embed/rU-0-69Bxdg?rel=0