Sunday, July 9, 2017

Boa Noticia de Israel - 9 de julho de 2017



Na edição de 9 de julho de 2017 do “Good news de Israel”, os destaques incluem:

 
  • Israelenses descobriram um mecanismo totalmente novo para derrotar o câncer
  • Dispositivo israelense é o primeiro a medir instantaneamente os níveis de desidratação.
  • A quantidade de mulheres trabalhando na indústria médica de Israel é mais que o dobro da dos homens
  • O primeiro ministro da Índia realizou uma visita histórica e bem sucedida a Israel
  • Israel possui um novo centro de pesquisa para a ciência da mecânica quântica.
  • Mazor Robots de Israel vendeu 16 sistemas de cirurgia robótica.
  • O primeiro concerto da Britney Spears foi o maior dentre as artistas femininas.
  • Ouça a entrevista do VeryGoodNewsIsrael no rádio.
  • O novo embaixador muçulmano da Tanzânia, em Israel, recitou a oração judaica de renovação.
 
 
  • Clique aqui para pesquisar nos arquivos do IsraelActive  com mais de 11.000 artigos.
  • Clique aqui para doar uma pequena quantia para ajudar a expandir o alcance da newsletter VeryGoodNewsIsrael.


CONQUISTAS MÉDICAS DE ISRAEL


A proteína que mata as células cancerígenas. A Prof. Varda Shoshan-Barmatz da Universidade Ben Gurion desenvolveu novos tratamentos para matar as células cancerígenas, tendo como alvo a proteína VDAC1 que controla a apoptose (morte celular). Uma nova biofarmacêutica, Vidac, está testando estes fármacos. A pomada VDA-1102 para o câncer de pele se encontra em fase II.
https://aabgu.org/targeting-brain-cancer/
Novo tratamento para a doença de Huntington. A biofarmacêutica israelense, Mitoconix Bio, está desenvolvendo um novo fármaco para o tratamento da doença de Huntington  e outras doenças neurodegenerativas. O medicamento tem por objetivo inibir a fragmentação mitocondrial patológica (fissão). A mitocôndria contribrui para as importantes funções cerebrais incluindo a regulação do crescimento celular.

Diagnóstico precoce da doença de Parkinson. Suaad Abd-Elhadi da universidade Hebraica de Jerusalém foi agraciada com o prêmio de inovação Kaye pela nova ferramenta de diagnóstico para a doença de Parkinson. Seu teste de ELISA lipídico detecta a proteína α-Synuclein, que serve como um biomarcador intimamente associado aos tecidos onde a doença de Parkinson pode ser detectada e ao longo das vias neurológicas por onde a doença viaja.
Espanhol: http://aurora-israel.co.il/primera-prueba-definitiva-para-detectar-el-mal-de-parkinson/

Prevenindo ataques epiléticos. (TY Nevet) Cientistas da Universidade Hebraica de Jerusalém e da Universidade Ben Gurion descobriram que níveis altos de micro-RNA denominados miR-211 reduzem a suscetibilidade cerebral às crises epiléticas. Terapias que aumentam os níveis do miR-211 poderiam ter um efeito protetor.
Inglês: https://news.afhu.org/news/researchers-get-head-start-on-gene-that-protects-the-brain-from-epilepsy

Israel poderá eliminar a Hepatite C. A cesta de saúde de Israel inclui os inibidores de proteína e de polimerase, eficazes na cura da hepatite C. O tratamento custa US$ 100.000 por paciente, mas está sendo reduzido devido à competição entre as companhias farmacêuticas. Especialistas dizem que o tratamento acabará com a doença dentro de uma década.
http://www.jpost.com/Business-and-Innovation/Health-and-Science/Oral-drugs-in-health-basket-can-wipe-out-hepatitis-C-in-a-decade-498392

O primeiro curso de língua de sinais para socorristas. Eu costumo incluir (veja aqui) artigos que mostram o quanto é importante para Israel a linguagem de sinais, para se comunicar com indivíduos surdos e deficientes auditivos. Agora, o United Hatzalah em Israel, organizou o primeiro curso para ensinar habilidades de linguagem gestual aos voluntários socorristas da organização.
http://www.jpost.com/Business-and-Innovation/Health-and-Science/Ashdod-hosts-nations-first-medics-course-given-in-sign-language-498346

"Respeite" para o MDA. A família de Sacha Baron Cohen (aliás Ali G) doou dois “medicycles” (motocicletas médicas) no valor de £15.000 cada, ao serviço de emergência israelense, Magen David Adom. Daniella Baron Cohen os doou em memória a seu falecido marido Gerald (pai de Sacha). Na parte de trás de um dos veículos, o famoso slogan de Ali G: "Respeite!".
http://mdauk.org/news/baron-cohen-dedicates-medicycles-to-mda-respect/  

Prêmio EMET para a pesquisa do câncer. O professor Zelig Eshhar do Instituto Weizmann de Israel e o professor Alexander Levitzki da Universidade Hebraica de Jerusalém, compartilharam o prêmio EMET Life Sciences pela pesquisa do câncer. Eshhar recebeu o prêmio por seu tratamento de imunoterapia adaptativa e Levitski, por seus inibidores de proteínas quinases.
Verifique se você não está desidratado. Atualmente, a desidratação só pode ser formalmente identificada em hospital, através de exames de sangue ou análises de urina. Agora, um dispositivo não-invasivo da startup israelense, sZone, é capaz de medir seus níveis de hidratação em casa ou mesmo durante a corrida. O sZone é vital para atletas, idosos, crianças e doentes crônicos.
http://trendlines.com/portfolio/szone/  
https://www.youtube.com/embed/iuIU33acPfc?rel=0

Curada dos tremores durante uma visita a Israel. Yocheved Mintz sofre de Parkinson e fez parte de um grupo que visitou o Centro Médico Rambam em Haifa. Um dos médicos que conversava com o grupo, mencionou o trabalho de ponta do hospital no tratamento de tremores dos pacientes que sofrem com o mal de Parkinson. Yocheved então pediu para ser tratada e agora está curada.
https://www.youtube.com/watch?v=CSRq63Bsc28


ISRAEL É INCLUSIVO E GLOBAL


As mulheres lideram nas Ciências da vida em Israel. (TY Jacques) A ​​percentagem de mulheres israelenses (70%) trabalhando no domínio das Ciências da Vida (investigação médica, biotecnologias, empresas de dispositivos médicos) ultrapassa amplamente a dos homens (30%). As mulheres estão preenchendo papéis, não apenas como funcionárias, mas também como empresárias, investidoras, pesquisadoras e CEOs.
Mulheres nos principais fundos VC. As mulheres ocupam posições de destaque no setor de Venture Capital de Israel. Anat Naschitz é sócia-gerente da Orbimed, Michal Geva fundou Triventures, Anat Segal fundou Xenia, Ronit Segev Gal fundou TLV Partners, Fiona Darmon é sócia da JVP e Merav Rotem Naaman é MD da Verizon Ventures.
http://www.globes.co.il/en/article-israeli-vc-funds-appointing-more-female-partners-1001195938

Israelense amputado bate recorde mundial de maratona. (TY Nevet) Eitan Hermon de Israel estabeleceu um recorde mundial de 2:56.53 horas na maratona para corredores amputados de uma única perna, em Viena. Hermon tem apoio de Tikvot, uma organização sem fins lucrativos que reabilita vítimas israelenses de terror e soldados feridos través do esporte.

Novos embaixadores. O presidente Reuven Rivlin recebeu os novos embaixadores do Nepal, Honduras, Brasil e (por primeira vez) Tanzânia.
Inglês:http://www.jpost.com/Israel-News/Politics-And-Diplomacy/Pres-Rivlin-calls-for-UN-support-from-new-ambassadors-to-Israel-496983

O prefeito de Londres recebe ajuda de Israel. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse ter procurado conselhos de Israel sobre como melhor combater o terrorismo urbano, como os ataques de Manchester e London Bridge. Também informou que a polícia visita Israel e mantém contato constante com seus peritos.
Inglês: http://jewishnews.timesofisrael.com/exclusive-sadiq-khan-sought-counter-terrorism-advice-from-israel-after-spate-of-uk-attacks/

Indianos e suas experiências em Israel. Smita, Kandlarp e Roy, todos da Índia, atualmente estudam e trabalham em Israel. Eles compartilharam suas experiências em Israel, em antecipação à visita do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.
https://www.youtube.com/embed/lBoVFp4tuIE?rel=0

Levando a relação Índia-Israel a um novo patamar. (TY IsraPundit) Mesmo antes do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chegar a Israel, ele falava positivamente sobre os profundos laços entre a Índia e Israel. Modi acredita que as duas nações são almas gêmeas e compartilham o mesmo espírito de empreendedorismo e inovação.
http://www.israelhayom.com/site/newsletter_article.php?id=43565

O PM da Índia chega. O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, chegou a Israel. Esta é a primeira visita de um primeiro-ministro indiano ao Estado judeu. O PM, Benjamin Netanyahu, cumprimentou-o no aeroporto Ben-Gurion, juntamente com o Segel Aleph de Israel, uma honra concedida apenas a alguns líderes seletos, tais como: os presidentes dos EUA e os papas.
Inglês: http://www.jpost.com/Israel-News/Modis-Visit/LIVE-Indian-PM-Modi-arrives-in-Israel-for-historic-visit-498728

USS George H.W. Bush chega a Israel. O porta-aviões USS George H.W. Bush atracou em Haifa para uma visita destinada a melhorar as relações EUA-Israel. É a primeira visita de um porta-aviões dos EUA a um porto israelense desde 2000. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu desembarcou do helicóptero no navio e disse que este era um símbolo da liberdade.
Posições elevadas nas classificações árabes. (TY Nevet) O Centro para o World University Rankings com sede nos Emirados Árabes Unidos, classificou o Technion de Israel como o 1º no mundo na área de engenharia aeroespacial, 4º em Ciência da Computação - Teoria e Métodos e 8º  em Sistemas de Informação. A Universidade de Tel Aviv também alcançou dois dos 10 melhores lugares.
http://www.jpost.com/Middle-East/UAE-ranks-3-Israeli-schools-in-top-10-lists-486014

Um cientista verdadeiramente genial. O professor Jacob Ziv, da faculdade de engenharia elétrica do Technion de Israel, foi agraciado com o Prêmio EMET 2017 em Ciências Exatas. Ele já ganhou o Prêmio Israel de 1993 e se pode ver no vídeo abaixo ele recebendo o prêmio BBVA Frontiers of Knowledge 2009. Seu trabalho de compressão de dados foi vital para a comunicação de dados.
https://webee.technion.ac.il/news/Distinguished-Professor-Emeritus-Jacob-Ziv-awarded-EMET-Prize-for-2017-in-the-area-of-Exact-Sciences 
Um salto quântico. A Universidade Bar-Ilan inaugurou seu novo centro, QUEST (Entrelaçamento quântico em ciência e tecnologia) para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia quântica. Suas aplicações incluem: redes quânticas seguras, criptografia, computação quântica e sensores biomédicos.
Texas dá as boas-vindas à indústria de água de Israel. A primeira conferência de água Israel-Texas em Austin, contou com a participação de 200 líderes da indústria de água e do governo do Texas. Estiveram em destaque cinco empresas israelenses inovadoras de água: Elbit Systems, Amiad Water Systems, BioPetroClean, Master Meter e Netafim.
Inglês: https://www.israel21c.org/the-lone-star-state-welcomes-the-israel-water-industry/

Prêmio de ouro para mala inovadora. (TY Nevet) Relatamos anteriormente
(nov 2015) sobre a mala G-RO desenvolvida por Israel, com suas grandes rodas capazes de rolar em qualquer terreno. A empresa acabou de receber uma medalha de ouro no 2017 International Edison Awards por sua mala inovadora. Eles literalmente reinventaram a roda para os viajantes do mundo.
Outra mala inteligente. (TY Nevet) A mala inteligente da startup israelense, Samsara, é feita de alumínio e integra uma bateria que permite carregar a bateria de seu laptop e de seu smartphone. Ela também lhe avisa se for afastada (a uma certa distância) ou alguém a abrir sem sua permissão. Samsara tinha a intenção de arrecadar US$15.000 no Kickstarter, mas conseguiu mais de US$ 248.000.
Espanhol: http://loff.it/conectar/gadgets/samsara-maleta-viajeros-tecnofilos-287230/
Ashdod servirá de laboratório para sistemas de transporte inteligente. Ashdod, a sexta maior cidade de Israel, está criando um joint venture chamado "Living Lab" com a Mobileye, MIT e a Microsoft. O projeto coletará informações e criará uma base de dados que estará disponível às startups, órgãos governamentais e instituições de ensino que estejam interessadas em trabalhar com tecnologias, para criar futuros sistemas inteligentes de transporte. Ashdod já tem "Reway" - seu programa de ônibus inteligente.
Inglês: http://www.timesofisrael.com/ashdod-aims-to-be-living-lab-for-smart-transport-tech/

EcoMotion 2017. (TY Hazel) A Conferência EcoMotion 2017 em Jaffa apresentou 200 empresas locais, as quais representam a crescente comunidade de veículos inteligentes de Israel. A atenção esteve centrada nos carros autônomos, no impacto chinês, no fornecimento de energia elétrica e nas startups de todos os tipos.

ECONOMIA E NEGÓCIOS
 

As reservas cambiais se encontram em US$ 108,7 bilhões. As reservas em moeda estrangeira de Israel subiram em US$ 1,3 bilhão no mês de junho, batendo um recorde histórico de US$ 108,706 bilhões. O fundo de reserva de gás natural subiu para US$ 11,39 bilhões.
http://www.boi.org.il/en/NewsAndPublications/PressReleases/Pages/6-7-17.aspx

O Modelo de Tech Hub ReinoUnido -Israel é vital para a Grã-Bretanha. (TY BICOM) City A.M de Londres informa que o forte crescimento digital em Tel Aviv é um benefício para o Reino Unido e elogia o Tech Hub Reino Unido-Israel criado em 2011. O artigo observa que este modelo é "mais importante do que nunca, à medida que deixamos o mercado da UE"
http://www.cityam.com/267998/britain-tech-powerhouse-leading-global-revolution

Moedas virtuais para apoiar as empresas locais. A startup israelense de blockchain, Colu,  permite que os clientes paguem instantaneamente às empresas locais por meio de uma moeda virtual (ex.: a libra local de Liverpool -
Liverpool Local Pound) a partir de seu smartphone. Colu instigou uma verdadeira economia "peer-to-peer", começando com Tel Aviv, Haifa, Londres, Liverpool e Barbados.
IAI está numa trajetória de aquisições. Israel Aerospace Industries (IAI) lançou um programa para comprar empresas de segurança cibernética e investiu milhões de dólares em duas companhias: Inpedio BV da Holanda e Cytrox da Hungria. Esti Peshin, gerente geral da Divisão Cyber ​​do IAI, disse que o IAI está planejando mais aquisições em segurança cibernética.
O WSJ destaca seis startups israelenses. (TY Janglo) Das 25 startups líderes selecionadas pelo "Wall Street Journal" em seu artigo "Empresas de tecnologia para conhecer", seis delas, quase um quarto, são israelenses. Além disso, três das quatro empresas de segurança cibernética que aparecem na lista são israelenses.
Inglês: http://www.globes.co.il/en/article-6-out-of-wsjs-top-25-startups-are-israeli-1001195236
https://www.wsj.com/articles/top-25-tech-companies-to-watch-1497492480

Intel gasta US$ 5,76 bilhões em Israel. Em 2016, a Intel de Israel adquiriu US$ 5,76 bilhões em bens e serviços, sendo que 75% foram provenientes de pequenos e médios fornecedores. Atualmente, a Intel possui 10.200 funcionários em Israel. A empresa reciclou 270.000
m3 de água em 2016 e reduziu sua produção de gases de efeito estufa em 16 mil toneladas.
Inglês: http://www.globes.co.il/en/article-intel-2016-procurement-in-israel-nis-576b-1001195551

Sucesso comercial para os robôs cirurgiões da Mazor. (TY Aviram) A Mazor Robotics de Israel recebeu dezesseis encomendas de clientes nos EUA para o seu sistema Mazor X. A empresa espera alcançar um registro recorde de receitas para o segundo trimestre de 2017.
Exit de uma startup de cibersegurança por US$ 250 milhões. A gigante internacional de cibersegurança, Symantec, está adquirindo a empresa israelense de cibersegurança, Fireglass, por um valor estimado em US$ 250 milhões. Fireglass foi fundada apenas em 2014 e seus 40 funcionários desenvolveram uma solução cibernética que elimina ransomware, malware e ameaças de phishing em tempo real.
Primeiro supermercado todo vegano de Israel. O primeiro supermercado 100% vegano de Israel, Hagal HaYarok, foi inaugurado no Shuk (feira) HaCarmel de Tel Aviv. Além das marcas veganas bem conhecidas, o supermercado oferece produtos cozidos de todos os tipos, ingredientes exóticos e os difíceis de encontrar, bem como seus próprios produtos de marca privada, HaGal HaYarok.
https://www.timeout.com/israel/blog/tel-avivs-first-100-vegan-market-just-opened-in-the-shuk-hacarmel-070617


CULTURA, ENTRETENIMENTO E ESPORTE
 

A casa de Weizmann é "icônica".  A casa de Weizmann em Rehovot, sede do primeiro presidente do Estado de Israel, reabriu após um extenso processo de restauração e conservação. Devido às suas características únicas, a rede internacional "Iconic Houses" adicionou a casa de Weizmann às suas listas - a primeira construção israelense a ser incluída.
https://wis-wander.weizmann.ac.il/people-and-events/weizmann-house-reopens-public
http://www.iconichouses.org/news/weizmann-house-closed-for-renovations-till-may-2017

O concerto de Britney quebra recorde. A estrela americana de pop, Britney Spears, deu seu primeiro show em Israel, se apresentando no parque Yarkon de Tel Aviv, em temperaturas de aproximadamente 28 ° C (82.4 ° F). Com 60 mil ingressos vendidos, se tornou o maior concerto de uma artista feminina na história de Israel.

Rádio gigante movido a energia solar, em Jerusalém. (TY Janglo) Para marcar os 50 anos da reunificação de Jerusalém, um rádio digital Panasonic de três metros, movido a energia solar, foi instalado no calçadão da Ben Yehuda em Jerusalém. Transmitindo das 10:00 hs às 22:00 hs, um dos seus cinco canais exibe gravações da guerra dos seis dias de 1967.
http://www.timesofisrael.com/nostalgia-plays-on-giant-jerusalem-radio/

Festival de luz de Jerusalém. (TY
Sharon and Janglo)  'Interativo' foi o tema do Festival de Luz deste ano. Haviam 39 instalações, algumas com música ao vivo. Os destaques incluíram a sinagoga de Hurva, “interferência horizontal”, gangorras e sombras interativas, onde as imagens mudavam ao passo que os visitantes iam se movendo.
http://rjstreets.com/2017/07/02/jerusalem-light-festival-in-old-city/
https://www.youtube.com/embed/FWj8fybMHhc?rel=0

Radio Rabbi entrevista VeryGoodNewsIsrael. O editor deste boletim foi entrevistado no programa Radio Rabbi (Barbara Aiello), transmitido na Flórida, EUA, no dia 9 de julho às 08:30 EST. Por favor acesse o link abaixo para ouvir o show de 9 de julho.

Israelense de 3 anos dá show de bola. (TY Janglo) Um vídeo sensacional do israelense de 3 anos de idade, Matan Shaulov, chutando uma bola de futebol. Ele poderia ser o próximo Ronaldo, Yossi Benayoun ou Eyal Berkovic.
Jogos da Macabíada. As macabíadas, a maior competição atlética judaica do mundo é realizada a cada quatro anos em Israel. As macabíadas de 2017 (de 4 a 18 de julho) contarão com aproximadamente 10.000 atletas de mais de 80 países, além de mais de 22.000 fãs.
http://www.maccabiah.com/2017/events
http://www.jewishpress.com/news/israel/jerusalem/excitement-skyrockets-at-opening-night-of-20th-maccabiah-games-in-jerusalem/2017/07/06/ http://www.maccabiah.com/2017/maccabiah/about-us

Hall da fama do futebol americano em Israel. 18 jogadores do Hall da fama chegaram a Israel para uma visita de uma semana, patrocinada pelo proprietário do New England Patriots, Robert Kraft. Eles participaram da cerimônia de inauguração do complexo esportivo Kraft em Jerusalém, com um campo de futebol de tamanho oficial e visitaram a cidade velha, Tel Aviv e o Mar Morto.

O ESTADO JUDEU
 

Revisitando a terra de seu cativeiro. O presidente do Knesset, Yuli Edelstein, um ex-prisioneiro de Sião, tornou-se o primeiro israelense a se dirigir ao parlamento russo. Em hebraico, ele falou sobre sua prisão pelos soviéticos, há 33 anos atrás, por ensinar hebraico. Em russo, elogiou os laços diplomáticos e econômicos entre Israel e a Rússia.
201 Olim chegam no dia 4 de julho. (TY Jacob Richman e Janglo) 201 norte-americanos se tornaram cidadãos de Israel no dia 4 de julho, quando o Boeing 777 da El AL, fretado por Nefesh B'Nefesh, desembarcou no aeroporto Ben Gurion de Tel Aviv. Os 201 passageiros, no primeiro vôo de Aliá do verão, incluíram 34 famílias e cinco casais de gêmeos.
http://www.jpost.com/Israel-News/Over-200-North-Americans-become-Israelis-as-first-summer-aliya-flight-arrives-498799 
Aleluia - o retorno a Jerusalém. (TY Janglo) A cidade de David estreou uma apresentação noturna entitulada "Aleluia" - a história do retorno judaico para reconstruir a antiga Jerusalém. A emocionante experiência cinematográfica ao ar livre destaca a inovadora tecnologia de mapeamento de vídeo, a qual revela uma história de 3.000 anos em curso.
https://www.youtube.com/embed/DT3TwxpRaI4?rel=0 http://www.en-hallelujah.cityofdavid.org.il/

O PM indiano se encontra com o pequeno Moshe. O primeiro-ministro da Índia, Modi, se encontrou com Moshe Holtzberg de 11 anos, cujos pais emissários do Chabad foram assassinados por terroristas em Mumbai, em 2009. Moshe disse que deseja visitar a Índia e um dia dirigir a missão do Chabad naquele país. O PM Netanyahu disse que levaria Moshe em sua próxima visita a este país.