Thursday, October 27, 2016

Boa Noticia de Israel - 23 de Outubro de 2016



Na edição de 23 de Outubro de 2016 do “Good News de Israel”, os destaques são:
 
  • Europa concede patente a um sistema inovador israelense para a liberação de fármacos.
  • Africano-americano une-se ao exército israelense.
  • Israel oferece água, energia e agricultura para ajudar o Egito.
  • Israel está treinando quenianos para construir uma cidade inteligente perto de Nairobi.
  • Israel é o segundo país mais inovador.
  • Os jardins botânicos de Jerusalém recebem admiração global.
  • Milhares de cristãos visitam Jerusalém para celebrar a festa dos tabernáculos.
 


CONQUISTAS MÉDICAS DE ISRAEL


Inovação no controle de liberação de fármacos adquire patente européia. (TY Atid-EDI)  Intec Pharma de Israel adquire patente européia para o seu sistema, “Accordion” (acordeão), de liberação de remédios administrados por via oral. Projetado para melhorar a eficácia e segurança de qualquer medicamento oral, o sistema utiliza uma retenção gástrica eficiente e um mecanismo de liberação específico. A empresa incorporou o sistema “Accordion” em suas pílulas para Parkinson, insônia e úlceras gástricas.
http://www.businesswire.com/news/home/20160906005739/en/Intec-Pharma-Granted-European-Patent-Accordion-Pill%E2%84%A2%E2%80%93Carbidopa 

O Tratamento para rosácea é seguro e eficaz. (TY
Atid-EDI) Foamix de Israel anunciou bons resultados para os ensaios clínicos da fase II de FMX103 para o tratamento da Rosácea papulopustular. A condição, que afeta milhões de pessoas, é caracterizada por vermelhidão e inflamações do tecido vascular facial
500 aneurismas tratados com sucesso. (TY Atid-EDI) Rapid Medical de Israel anunciou a sua 500ª operação bem sucedida, para o tratamento de aneurismas (inchaços da parede arterial) graves, usando Comaneci,  seu dispositivo de remodelação ajustável, totalmente visível.
Um teste mais fácil para o cancro da tireóide. (TY Atid-EDI) O teste para diagnóstico do cancro de tireóide da Rosetta Genomics de Israel ("RosettaGX Revelar"), agora pode ser realizado pela amostra em lâminas “ThinPrep”; um procedimento popular entre os clínicos. Anteriormente, a amostra tinha que vir de uma biópsia da tireóide por meio de PAAF (Punção aspirativa por agulha fina).
Desfazendo mitos sobre a doença celíaca. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tel Aviv analisou os registros médicos de 10.000 adolescentes israelenses com doença celíaca. Os resultados não mostram evidência alguma sobre a crença dos médicos de que estes jovens estariam propensos a estar abaixo do peso ou abaixo da estatura média.
https://www.fromthegrapevine.com/health/new-research-long-held-belief-celiac-disease-dispelled#!

Uma década de doações de medula óssea do IDF. Já faz dez anos desde que o registro de medula óssea do Ezer Mizion tornou-se parte integrante dos postos de recrutamento do IDF. Desde então, 1.100 soldados doaram suas células-tronco para pacientes com câncer em todo o mundo. Muitos dos que foram salvos contaram suas histórias num evento em homenagem aos doadores.
13 milhas em uma roupa biônica israelense. (TY Geoffrey) A paraplégica, Claire Lomas, concluiu a meia maratona,  Great North Run, no Reino Unido, usando seu exoesqueleto israelense,  ReWalk. Claire, que está em sua 16ª semana de gravidez, levou cinco dias para completar a corrida de 13,1 milhas. (A BBC, é claro, não menciona que ReWalk é israelense.)
Scanner PET/MRI combinado. (TY Atid-EDI) Aspect Imaging de Israel lançou um novo PET-MRI integrado, simultâneo, que combina modalidades TEP e IRM. O sistema é baseado na ressonância magnética compacta da Aspect e no sistema “SimPET” do Departamento de Medicina Nuclear da Universidade Nacional de Seul.
http://www.aspectimaging.com/news/aspect-imaging-seoul-national-university-partner-launch-worlds-first-commercial-simultaneous-preclinical-petmri-complete-solution/

GSK comercializa fórmula israelense para o crescimento das crianças. A multinacional GlaxoSmithKline assinou um acordo com a Nutritional Growth Solutions de Israel para  produzir e comercializar Horlicks Growth+, desenvolvido pelo Centro Médico infantil Schneider, a fim de melhorar a altura e o peso das crianças com problemas de desenvolvimento.
Inglês: http://www.globes.co.il/en/article-israels-ng-solutions-signs-child-formula-deal-with-gsk-1001157015


ISRAEL É INCLUSIVO E GLOBAL


Israel é incrível. (TY
IsraPundit)  O jornalista italiano, Giulio Meotti, escreve que Israel hoje tem o que a maioria dos países ocidentais não têm em termos de: crescimento econômico, segurança, dinamismo interno e otimismo. Ele recomenda a todos nós se mudar para Israel.
Um Africano-Americano no IDF. Esta é a história inspiradora de Avi Rosenblum, de 23 anos, nascido de pais cristãos afro-americanos nos Estados Unidos. Ele foi adotado por pais judeus na Califórnia e agora é um soldado do IDF.
http://www.israellycool.com/2016/10/21/watch-inspiring-african-american-lone-soldier-avi-rosenblum/

Parlamentários visitam Hebron. (TY Sharon) Vinte membros parlamentares de países da Europa, África e América Latina, participaram da 5ª Conferência anual da Fundação de Aliados de Israel, em Jerusalém. Durante Sucot, eles visitaram Jerusalém oriental e o túmulo dos patriarcas e matriarcas em Hebron.
Inglês: http://www.baltimorejewishlife.com/news/news-detail.php?SECTION_ID=37&ARTICLE_ID=79723
http://www.timesofisrael.com/defying-unesco-and-ramallah-foreign-lawmakers-tour-jewish-hebron/

PM do Reino Unido elogia os laços entre Israel e Inglaterra. Em sua saudação para o ano novo judaico, a primeira-ministra britânica, Teresa May, elogiou a relação entre o Reino Unido e Israel, em particular, o comércio bilateral, a investigação científica, a cooperação de segurança e os valores compartilhados. Ela também disse que estava determinada a acabar com os boicotes aos produtos e eventos israelenses.
http://www.timesofisrael.com/british-pm-hails-uk-israel-ties-in-greeting-for-jewish-new-year/
https://cfoi.co.uk/publications/

Primeira visita do PM de Luxemburgo. (TY Atid-EDI) O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu se reuniu com o primeiro-ministro de Luxemburgo, Xavier Bettel, em Jerusalém. Esta é a primeira visita de um primeiro-ministro do pequeno país europeu a Israel. Eles conversaram sobre o aumento do comércio bilateral que quase duplicou entre 2014 e 2015.
Inglês: http://www.israelhayom.com/site/newsletter_article.php?id=36379

Israel se reúne com a África na ONU. (TY Bennett) O primeiro-ministro israelense Netanyahu realizou uma cúpula nas Nações Unidas com os líderes de mais de 15 países africanos. Posteriormente, as empresas israelenses apresentaram seus desenvolvimentos tecnológicos para dezenas de embaixadores africanos, altos funcionários da ONU e representantes do setor privado.
Ajuda econômica de Israel para o Egito. (TY TIP) A recente melhora nas relações entre Israel e Egito deu início a novos projetos, no qual Israel ajudará a frágil economia do Egito. Dentre as áreas de cooperação podemos citar: a dessalinização, irrigação, energia solar e agricultura.
Inglês: http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4867417,00.html

Tropas indianas são "tão boas quanto as do IDF". As Forças de defesa de Israel são o padrão de profissionalismo e coragem. O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, louvou as Forças especiais pára-quedistas de seu país, após as operações contra os terroristas, dizendo com orgulho que as tropas indianas eram tão boas quanto as do IDF.
60 anos ajudando outras nações. Em 1957, Israel criou o MASHAV (Sigla hebraica para Agência de Cooperação de Israel para o desenvolvimento Internacional) no Ministério das Relações Exteriores. Desde então, 270.000 participantes de 132 países receberam treinamento em agricultura, saúde pública, educação, empoderamento das mulheres e muito mais. Para acrescentar, (TY Karen) um artigo sobre o projeto do MASHAV para jovens em situação de risco na Uganda.
“Heroes for heroes”. Americanas veteranas de guerra, com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), estão sendo curadas em Israel. “Heroes for Heroes” (Heróis para Heróis), uma organização sem fins lucrativos, sediada em Nova Jersey, organiza viagens a Israel que proporcionam assistência emocional e espiritual para grupos de 10 veteranos. As veteranas se encontram com ex-mulheres do IDF que já passaram pelo processo de reabilitação.
http://www.nbcnews.com/news/military/u-s-veterans-ptsd-find-common-bond-healing-israel-n653321

A aliança Israel-Paquistão. A paquistanesa “muçulmana sionista” Noor Dahri, lançou a aliança Israel Paquistão (PIA) na conferência dos amigos de Israel, em Glasgow, Escócia. O PIA busca construir pontes entre paquistaneses e israelenses e entre muçulmanos e judeus. Além disso, segue um recente artigo interessante da Noor.
https://pakistanisraelalliance.org.uk/
http://en.thegreatmiddleeast.com/2016/10/islam-supports-israels-right-of-existence/

Mesas anti-sísmicas para Taiwan. Israel doou 117 mesas às escolas da cidade de Tainan (Taiwan), que foi atingida por um terremoto no início deste ano. As mesas, as quais foram projetadas por um estudante israelense e seu professor na Academia Bezalel de Artes e Design de Jerusalém, proporcionam abrigo durante terremotos.
As abelhas israelenses estão indo muito bem. Enquanto a população global de abelhas diminuiu, a populacão de abelhas israelenses se mantém estável. As razões são: a pesquisa de Israel sobre o DCC (distúrbio do colapso das colônias), o fortalecimento do sistema imunológico das abelhas, o desenvolvimento de plantas ricas em néctar, apoio do Conselho israelense de mel aos apicultores, erradicação dos ácaros do gênero Varroa e o plantio de 100.000  mudas para proporcionar uma dieta variada às abelhas.
Sidekix se expande a 60 cidades. (TY Hazel) Quando relatamos anteriormente (19 de junho)   sobre o aplicativo israelense, Sidekix, para navegação urbana (a pé), ele estava disponível em 15 cidades. Hoje, ele pode ser acessado em 60 cidades nos EUA, Reino Unido, Europa e Israel, e continua se expandindo a uma taxa de cerca de cinco cidades ao mês. Está prevista também uma versão para Android.
Inglês: http://www.israel21c.org/waze-for-walkers/

O edifício mais inteligente do mundo. Intel Israel afirma estar construindo o edifício mais inteligente do mundo. O centro P&D de 34.000
, em Petach Tikva, contará com milhares de sensores inteligentes para controlar diversas áreas, tais como: segurança, iluminação, temperatura, reciclagem, estacionamento, apresentações, restaurantes e o café para 2.500 funcionários.
Damascos resistentes ao calor. Cientistas israelenses da Organização de Pesquisa Agrícola de Israel (mais conhecido como o Instituto Volcani) identificaram um mecanismo genético nos damascos que controla a sensitividade à temperatura. Começando com os damascos, eles agora estão desenvolvendo uma variedade de culturas que prosperam em temperaturas que previamente não poderiam jamais desenvolver.
Ajudando a construir uma cidade inteligente no Quênia. (TY Atid-EDI, NoCamels e Karen) A cidade de Tel Aviv assinou um Memorando de entendimento com o governo do Quênia para colaborar no desenvolvimento de Konza, uma nova "cidade tecnológia" no sudeste do Quênia. Um projeto de US$14,5 bilhões, onde quenianos participarão de três iniciativas da Tel Aviv Global (empresa da municipalidade de Tel Aviv).
Marketing artificialmente inteligente. (TY Atid-EDI) Datorama, desenvolvedora de marketing analítico, fornece uma solução analítica de marketing completa para anunciantes e agências. Sua plataforma integrada de marketing utiliza inteligência artificial (IA) para conectar dados on-line e off-line. A empresa acaba de levantar US$ 32 milhões para financiar mais P&D.
Espanhol (artigo da Revista Interactiva sobre como funciona esta plataforma): http://interactivadigital.com/datorama-aterriza-en-espana

Conecte qualquer aparelho A/C à Internet. (TY Atid-EDI) Relatamos anteriormente
(Jun 2014) sobre Sensibo de Israel, que lhe permite controlar seu ar condicionado a partir de qualquer local. Agora, foi lançado o Sensibo Inside, que permite aos fabricantes e distribuidores, transformar qualquer aparelho A/C em um dispositivo inteligente para a Internet das coisas (Internet of Things).
Inglês: http://www.businesswire.com/news/home/20160913005286/en/Sensibo-Announces-Launch-Sensibo-Partnership-Blue-Star 
https://www.youtube.com/watch?v=9E-TeU3H3C4

Menos poluição da água e do ar. (TY
Atid-EDI) O Ministério de Proteção Ambiental de Israel relatou reduções de até 52%  nas emissões de poluentes atmosféricos, em mais de 540 empresas (dentre as maiores em Israel), entre 2012-2015. O fluxo de poluentes para o Mediterrâneo também diminuiu drasticamente entre 2012-2015.
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4851360,00.html


ECONOMIA E NEGÓCIOS
 

O segundo país mais inovador. (TY Israellycool) Business Insider reuniu os 14 países com a mais alta classificação para a inovação, de acordo com o relatório de competitividade global do Fórum Econômico Mundial sobre o estado das economias do mundo. Com base nisso, o pequeno Estado de Israel se encontra em segundo lugar no mundo!
Inglês: http://www.businessinsider.com/wef-15-most-innovative-nations-in-the-world-2016-10/#t2-israel-57-14
http://uk.businessinsider.com/israel-entrepreneur-visas-2016-9

Cofix abre a primeira loja russa de café. (TY Dan) A rede de café israelense ,"Tudo por 5-shekels", está prestes a inundar a Rússia. A primeira Cofix de Moscou cobra apenas 50 rublos para qualquer item do menu. O preço médio de uma chávena de café na Rússia é de 200 rublos (245 rublos no Starbucks). Cofix pretende abrir 1.000 lojas russas.
http://www.jpost.com/Business-and-Innovation/Israeli-coffee-chain-Cofix-opens-first-of-1000-Russian-stores-469847

Samsung NEXT abre escritório em Tel Aviv. O centro global de inovação da Samsung abriu uma filial "NEXT" em Tel Aviv, para investir em tecnologias e desenvolvedores de software isralenses, em estágio inicial. O conglomerado sul-coreano criou escritórios semelhantes na Coréia do Sul, San Francisco e Nova York, a fim de permanecer à frente da concorrência.
http://www.timesofisrael.com/samsung-opens-tel-aviv-branch-to-invest-in-local-software-tech

US$ 250 milhões para investir em tecnologia médica israelense. Neusoft Corporation, uma multinacional chinesa que oferece serviços de TI e o Grupo Infinity de capital privado China-Israel, se uniram para estabelecer um fundo de US$ 250 milhões para investimento em tecnologias médicas israelenses durante os próximos três anos. Eles também darão acesso a clientes chineses e o equivalente chinês ao FDA dos Estados Unidos.
Convidando turistas da Índia e da China. A cada ano há um aumento de 10-13% nos turistas provenientes da Índia e China que chegam a Israel. Em 2015, foram 40.000 e 47.000 respectivamente. O Ministério do Turismo de Israel deseja aumentar ainda mais estes números, 100.000 de cada país, até 2018. Sua campanha de US$ 1,6 milhões na Índia, retrata o caráter único de Israel, sua cultura, seu estilo de vida e o paraíso para os vegetarianos.
http://www.israel21c.org/israel-looks-to-the-east-with-new-tourism-campaigns/
 
Os fundos fluem para as startups israelenses. (TY Atid-EDI)  Em apenas duas semanas, as seguintes startups israelenses levantaram um total de US$ 217 milhões: WSC Sports (US$ 12 mi), Datorama (US$ 32 milhões - ver acima), Cato Networks (US$ 30 mi), Claroty (US$ 32 milhões), CTERA (US$ 25 milhões), Applause (US$ 35 milhões), Optimove (US$ 20 mi), Totango (US$ 8 milhões), Tipalti (US$ 14 mi) e Zeekit (US$ 9 milhões). Infelizmente, não há espaço suficiente aqui para detalhar o que estas startups fazem.
http://www.globes.co.il/en/article-digital-testing-co-applause-raises-35m-1001152273


CULTURA, ENTRETENIMENTO E ESPORTE
 

Um modelo para os jardins públicos. (TY Geoffrey) O Centro Social e Ambiental no Jardim Botânico de Jerusalém é único. Seus co-fundadores israelenses, Lior Gottesman e Adi Bar-Yosef, viajam para conferências internacionais, a fim de dar paletras sobre os jardins públicos como agentes de empoderamento social.
http://www.israel21c.org/public-gardens-across-globe-admire-new-model-in-jerusalem/

Recorde mundial de “swuggling”. (TY Hazel) Mais de 10.000  pessoas participaram do evento anual de natação no mar da Galiléia, Speedo Sea Of Galilee Swim. Este não foi um recorde, mas nadando de costas, Shahar Cohen cobriu os 3,5 km enquanto fazia malabarismo com três bolas; o suficiente para quebrar o recorde mundial de "swuggling" (natação com malabarismo)
Drama israelense chega a Brooklyn. (TY VLT) A co-criadora de Friends, Marta Kauffman, está transformando a série de TV, "Shtisel", (drama israelense), em "Emmis", a qual terá seu cenário em Brooklyn, EUA. A versão americana será transmitida pelo Amazon Prime e se assemelhará a série original, porém se empenhará mais em explicar o ritual ortodoxo aos telespectadores não-judeus.
Inglês: http://www.timesofisrael.com/israeli-hit-drama-shtisel-heads-to-us/

Companhia de dança brasileira se apresentará em Israel. O grupo Balé de rua com seu show “Baila Brasil”, se apresentará pela primeira vez em Israel, nos dias 2-5 de novembro, no Opera House em Tel-Aviv. A companhia de dança fundada por três amigos das periferias de Uberlândia, está encantando o público do mundo inteiro com seu show pulsante de alma brasileira.
39ª corrida de bicicleta no Kinneret. A corrida de bicicleta annual, "Sovev Kineret” (Dê a volta no Kinneret), será realizada no dia 5 de novembro. O percurso completo é de 65 km, porém há também percursos menores.

O ESTADO JUDEU


O IDF deseja um feliz Sucot. Este comandante do IDF sabe o que a festa judaica de Sucot significa.
https://www.youtube.com/watch?v=kqLbbJQa2oM

Uma girafa comeu o meu lulav. Melanie Lidman do “Times of Israel Lulav and Etrog African Delivery Service”, tentou tirar uma selfie, segurando as quatro espécies no Centro de alimentação de girafas, perto de Nairobi, no Quênia. Enquanto estava sorrindo para a câmera e distribuindo alimentos, uma girafa habilmente lhe arrancou os ramos de murta e salgueiro.
9 belas sucás israelenses. Elas podem ser habitações "temporárias", porém são muito especiais. A do Presidente Rivlin, Waldorf Astoria de Jerusalém, Inbal Jerusalem, Kibbutz Lotan, Kibbutz Tirat Zvi, Aish HaTorah Jerusalém, cidade de Tel Aviv, comunidade samaritana e Holon.
Inglês: http://www.israel21c.org/9-of-the-most-beautiful-sukkot-in-israel/

Ex-líder anti-semita fará Aliya. Escrevemos anteriormente (Set 2013) sobre Csanad Szegedi, ex-vice-presidente do partido anti-semita da Hungria, Jobbik, que descobriu ser judeu, abandonou o partido e visitou Israel. Agora, ele está fazendo Aliya.
Inglês: http://www.jpost.com/Diaspora/Former-antisemitic-Hungarian-MP-who-discovered-Jewish-roots-to-make-aliya-468386

Onde os romanos derrubaram a muralha de Jerusalém. (TY JNi.Media) Arqueólogos escavaram o local programado para o novo campus da academia Bezalel de arte e design e nos restos da muralha que cercava Jerusalém, encontraram armas e dezenas de pedras diparadas pelas catapultas romanas, há 2.000 anos atrás.
Milhares de peregrinos visitam Israel. A Festa dos Tabernáculos atrai um grande número de peregrinos cristãos, os quais cumprem o comando bíblico de que todas as nações deveriam subir a Jerusalém para celebrar o festival. Este ano, a embaixada cristã de Jerusalém trouxe inúmeros funcionários de governos estrangeiros a Israel, juntamente com 5.000 peregrinos cristãos.
Crianças caem das janelas aterrizando nos telhados das sucás. Em dois incidentes distintos, na cidade israelense de Elad, duas crianças caíram das janelas de suas casas e foram salvas pelas sucás (tabernáculos) que seus vizinhos haviam construído no andar de baixo.